CAM02477Será aberta no próximo dia 3 de agosto, às 13h, na Biblioteca Pública Municipal Professor Ernesto Manoel Zink, a exposição “Mulheres mimeografadas – Interferências”, que reúne cerca de 150 participações, com trabalhos do artista plástico João Bosco e de outros artistas convidados.

A ideia primeira que resultou na exposição foi a de retomar o uso do mimeografo, hoje tornado um objeto obsoleto, que produz uma impressão quase que apagada e tem um cheirinho de álcool que faz lembrar a infância.

A próxima ideia era oferecer este desenho mimeografado num papel que estava pra ser descartado e usado em impressoras boninas, e pedir a amigos e colegas que interferissem de alguma maneira sobre ele com total liberdade de técnica e material. Por falta do que fazer, o artista poderia queimar e devolver num vidrinho ou envelope, como quiser.

A ideia virou ação e se transformou nesta exposição com mais de 150 participantes entre artistas, alunos da Rede Municipal de Ensino (Taubate, Prof. de Arte Helenice Guedes) e da rede da Saúde Mental (artista plástico Mrs Monstrengo) e parcerias com Eni Ilis e Alvaro Azzan.

A exposição poderá ser vista pelo público até o dia 27 de agosto. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Contorno. Linha. Fronteira.

Brinquemos de ver como quando brincamos de ver nas nuvens tudo que há para imaginar!
Ver no contorno semelhanças e memórias; histórias e presenças. Verdades compartilhadas na realidade da ação da mão que cola e pinta e risca e costura e escreve e… e o que mais a imaginação manifestar.
Folha mimeografada: não é cópia para espalhar informações e diretrizes; não é exercício escolar para atingir todos os alunos. É território livre para ser percorrido, marcado e permanecer como testemunho para quem com ela se deparar.
Comunicação. Movimento da arte postal de add&return (adicione e retorne) em que se oferece uma imagem que passa por esse processo livre de materializar o que nos foi desperto.
Ação que é partilha fora da lógica da produção e pragmatismo. Resultado: a surpresa e o espontâneo.

Eni Ilis

MMCARTAZ1 (451x640)

Exposição “MULHERES MIMEOGRAFADAS – Interferências”
JOÃO BOSCO & Artista CONVIDADOS
150 Participações
Abertura 03/08, às 13hs
Período de visitação: 03/08 à 27/08
Biblioteca Pública Municipal Professor Ernesto Manoel Zink
Avenida Benjamin Constant, nº 1.633 – Centro
Horário de funcionamento: 2ª a 6ª feira, das 9h às 17h
Acontecerá uma oficina com mimeografo para intervenção no local aberta ao publico em geral.
Contato: (19) 2116-0423
Técnica: desenho mimeografado, interferência em técnica livre sobre papel de add&return (Vai-e-Volta)