imagem espetaculo recitaUm repertório de canções composto por obras de Kurt Weill (1900-1950), compositor alemão contemporâneo precursor do MusikTheater, juntamente com o dramaturgo e encenador Bertolt Brecht (1898-1956), serviu de base para o espetáculo “Récita- tudo aquilo que chama a atenção, atrai e prende o olhar”, que será apresentado nos próximos dias 01, 02 e 03 de Fevereiro (domingo, 2ª e 3ª feira), às 22h, no espaço Rosa dos Ventos – Morada das Artes, sede do grupo Matula Teatro.

O espetáculo é fruto de uma pesquisa sobre as possibilidades da voz cantada/falada em cena e a intersecção entre as linguagens da música e do teatro empreendidas pela atriz Barbara Biscaro. Nesse trabalho, a parceria se consolida com o violinista e ator Fernando Bresolin, o cenógrafo Roberto Gorgati e a atriz Cláudia Sachs.

Brecht assina as letras da maioria das composições, que são executadas em inglês, francês e português durante o espetáculo. São canções de obras teatrais como “A Ópera dos Três Vinténs” e “Ascensão e queda de Mahagonny”, que formam uma dramaturgia que não tenta recriar os contextos das canções, mas sim expor uma geografia do grotesco e do medíocre que as personagens de Brecht empreendem: Alabama, Youkali, Mahagonny, Surabaya, Bilbao, são cidades imaginárias, depósitos de ladrões, prostitutas, hipócritas e indesejados que aparecem continuamente nas canções, evocando um universo em comum.

Através da exploração do grotesco, o espetáculo busca as possibilidades cênico-musicais da execução de um repertório desses na atualidade: da negação de uma estética do belo, do solista, da música como arte elevada, os corpos dos atores-músicos subvertem a sonoridade, traem um projeto higiênico; inspirados nos mendigos falsos do Sr. Peachum, os performers em cena cantam, agem e dançam, buscando construir na presença do público noções compartilhadas do patético, do falso, do melodrama, do sonho e da redenção nas histórias cantadas de Weill e Brecht.

Os ingressos para o espetáculo serão no chapéu (contribuições espontâneas do público após a apresentação).

* Récita- tudo aquilo que chama a atenção, atrai e prende o olhar foi contemplado pelo edital Elisabete Anderle, promovido pela FCC/Governo do Estado de Sta Catarina, e estreou em janeiro de 2014, fazendo apresentações em Florianópolis em locais como o Espaço Arco Íris, Casa de Teatro Armação e Ceart/UDESC. O trabalho fez parte da Invasão Teatral, promovida pelo Fórum Setorial de Artes Cênicas, do evento As questões de gênero na UDESC e do festival e encontro internacional Vértice Brasil 2014. O espetáculo ainda realizou uma breve temporada na Casa do Teatro, em Porto Alegre e esteve no DAD/UFRGS compondo um intercâmbio com o Programa de Pós Graduação em Teatro da UFRGS. Ainda em 2014 participou da Mostra 15 Anos da Cia. Experimentus Teatrais (Itajaí/SC) e do encontro ObsCENAs, promovido pelo Coletivo Rubro Obsceno em São Paulo/SP.

Ficha técnica
Canções de Kurt Weill e Bertolt Brecht

Concepção geral/Direção – Barbara Biscaro

Performers:
Fernando Bresolin
Barbara Biscaro

Cenografia e iluminação – Roberto Gorgati
Preparação corporal – Cláudia Sachs
Produção Geral – Fernando Bresolin e Barbara Biscaro
Figurino e maquiagem – o coletivo/ Prótese dentária – Wagner Monthero
Arranjos (violino) – Fernando Bresolin
Versões das letras em português – Barbara Biscaro (exceto Balada para um soldado morto – Cida Moreira)
Desenho – Roberto Gorgati
Arte gráfica – Daniel Olivetto

Espetáculo “Récita- tudo aquilo que chama a atenção, atrai e prende o olhar”
Dias de apresentação em Campinas: 01, 02 e 03 de Fevereiro (domingo, 2ª e 3ª feira)
Horário: 22h
Local: Rosa dos Ventos – Morada das Artes / Rua Edna de Barros Sanches, 80 Vila Santa Isabel (Campinas/SP)
Contato: (19) 3305 8372
Retirada de Ingressos – 1h antes – 30 lugares – Ingresso no Chapéu