Movimentos sociais promovem hoje (13) um dia nacional de luta pela Constituinte do sistema político. Em São Paulo, entidades como a CUT, Central de Movimentos Populares, Consulta Popular, Fora do Eixo, Movimento dos Trabalhadores Sem Teto, MST, se reúnem na Avenida Paulista, a partir das 17h, no Masp.

Vagner de Freitas - Manifestação reforma política
Manifestantes se reuniram no MASP

Os movimentos defendem que o Congresso Nacional convoque um plebiscito oficial, em que a população decida se é favorável à convocação de uma Constituinte para a realização de uma reforma política, com a eleição de pessoas exclusivamente com essa finalidade: modificar as regras que regulam os processos eleitorais, o financiamento das eleições e do funcionamento dos partidos. São dez as manifestações programadas pelo país.
Para os movimentos, a reforma política é a mãe de outras reformas necessárias, tal como a agrária, a urbana e a democratização dos meios de comunicação. As entidades entendem que o Congresso é formado por uma maioria desinteressada em mudanças contundentes, como a redução da influência do poder econômico nas eleições, como fim das doações de empresas privadas a campanhas eleitorais. E que qualquer mudança profunda irá requerer uma grande pressão popular Legislativo. (RBA)