orch0708Nesta quarta-feira, 12, A SOFT Orquestra da Sociedade Filarmônica de Valinhos se apresenta no auditório da Câmara Municipal de Valinhos, às 20h30. Antes da apresentação, o violinista e diretor da orquestra, Jerci Maccari, será homenageado no mesmo local, às 19h30.

No repertório da apresentação, que será a última do ano, estão obras diversificadas como La Cumparsita (tango), Mourão (baião) e Cinema Paradiso (trilha sonora). Segundo Jerci Macarri, diretor da entidade, a seleção diferenciada mostra a versatilidade da orquestra. “Em todos os concertos tivemos o cuidado de escolher um repertório palatável, audível, de cunho alegre e festivo, intercalando músicas menos festivas e mais sóbrias, porém não menos bonitas.”

Na ocasião, além da apresentação do repertório da orquestra, Jerci Maccari será homenageado tanto por sua atuação como artista plástico, quanto pelo papel desempenhado na SOFT. Maccari ressalta a satisfação pelo reconhecimento de seu trabalho. “Na Orquestra, eu divido os méritos com todo o grupo (maestros, diretoria, equipe técnica e músicos). Esse trabalho mereceu reconhecimento por causa do empenho de todos”, diz o músico. “Eu destaco aquilo que sempre norteou o trabalho do grupo como um todo: a paixão. Não fosse isso, essa Orquestra não completaria 10 anos de efetiva existência, com seus altos e baixos, vencendo sempre todos os obstáculos.”

Jerci Maccari, pelo seu trabalho como artista plástico, já participou do projeto Carta Campinas Visuais no mês de julho, ilustrando o site com sua arte.

A apresentação da orquestra é gratuita e faz parte do projeto ‘Clássicos em Cena’, tem como proposta formar público para a música clássica, através de apresentações regulares, gratuitas e abertas ao público em geral. Os comentários feitos entre as músicas pelo maestro Parcival Módolo, aproximam a plateia do universo da música de concerto. (Carta Campinas com informações de divulgação)

* A Sociedade Filarmônica de Valinhos é uma entidade cultural sem fins lucrativos, fundada em novembro de 1997 e declarada de utilidade pública municipal. Iniciou suas atividades em meados de 2003 e, em 2004, criou a Soft Orquestra (chamada na ocasião de Orquestra Filarmônica de Valinhos), cujo primeiro concerto se deu na matriz de São Sebastião, em Valinhos, sob regência de Ana Carolina Sacco. Desde então, a orquestra vem se destacando no cenário cultural da cidade, sendo atualmente regida por Isaac Kerr e dirigida por Jerci Maccari, que também é violinista e co-fundador da SFV, juntamente com Tite Stopiglia. O grupo se apresenta regularmente na cidade, tendo já realizado concertos na região de Campinas e também em outros estados. Além disso, a Soft realiza um trabalho de formação de novos instrumentistas, despertando na população o gosto pela música de concerto.

SOFT Orquestra – Sociedade Filarmônica de Valinhos
Data: 12 de novembro (quarta-feira)
Horário: 20h30
Local: Câmara Municipal de Valinhos – R. Ângelo Antônio Schiavinato, 59, Residencial São Luíz, Valinhos – SP – Tel: 3829-5355
Entrada: gratuita
Patrocínio: Kleffmann Group
Realização: Direção Cultura – 15 Anos
Apoio: Secretaria Municipal de Cultura de Valinhos e Ministério da Cultura (Lei Rouanet)