O próximo concerto da Orquestra Sinfônica da Unicamp, que acontece nesta quarta-feira (3), em Campinas, no Teatro Castro Mendes, traz o som do violão de vanguarda do violonista Gilson Antunes que faz a estreia mundial da obra do compositor mineiro Marcus Siqueira, “Signo Sopro V”.

Marcus Siqueira - Julio Kohl (3)
Compositor Marcus Siqueira

A programação integra o projeto Panorama da Música Brasileira. O repertório traz também a “Abertura Concertante”, de Camargo Guarnieri e a popular “Sinfonia nº 5”, de Beethoven. Na regência, o timpanista Ricardo Bologna.

Gilson Antunes é um dos violonistas brasileiros em maior atividade no momento, tendo apresentado centenas de recitais na Europa, Ásia, América do Norte e América do Sul, em países como Estados Unidos, Inglaterra, Israel, Portugal, Espanha, Itália, México, Uruguai, Venezuela, Peru, Bolívia, Argentina, Colombia e Paraguai. Já gravou quatro CDs solo, todos eles com trabalhos inéditos, além de um CD com o Trio de Violões de São Paulo, tendo participado do projeto Violões do Brasil (CD, DVD e Livro). Mais de 30 compositores de cinco países já lhe dedicaram obras para violão, incluindo peças solo, música de câmara e concerto para violão e orquestra.

Desde 2004 é professor de violão do Departamento de Música da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

A obra do compositor mineiro Marcus Siqueira, que será interpretada no concerto, foi definida pelo próprio compositor como “um conjunto de obras que versa sobre o lírico e o abstrato de forma livre e poética. A ideia nasceu do belíssimo livro de Alfredo Bosi (O Ser e o Tempo da Poesia). Nesta obra, imaginei um diálogo de cores, luzes e sombras onde o violão amplificado vai de encontro ao mundo moderno, repleto de idiossincrasias, lirismos e asperezas suportáveis: uma busca incessante do real sentido da arte contemporânea no mundo de hoje”. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Série Panorama da Música Brasileira
Orquestra Sinfônica da Unicamp
Regência: Ricardo Bologna
Solista: Gilson Antunes, violão
Quando: 3 de setembro (quarta-feira)
Horário: 20h
Local: Teatro Castro Mendes (Praça Corrêa de Lemos, s/n. Campinas/SP)
Ingressos: R$ 20 e R$ 10 (estudantes e funcionários da Unicamp)

Programa
Camargo Guarnieri – Abertura Concertante
Marcus Siqueira – Signo Sopro V, para violão amplificado e orquestra (2014) – Estreia mundial da obra Signo Sopro V, de Marcus Siqueira, especialmente escrita para a Orquestra Sinfônica da Unicamp e dedicada a Gilson Antunes.
Ludwig van Beethoven – Sinfonia n. 5, Dó menor, op. 67