10419623_622552527858115_1013194172722493339_nHermeto Pascoal ou “o bruxo”, como ficou conhecido, chega a Campinas para um show único com Big Band no próximo dia 14 de setembro, sábado, às 16h, na Concha Acústica do Taquaral.

A apresentação encerra a temporada do projeto “Movimento Grandes Bandas Grandes” promovida pela Prefeitura de Campinas, por meio da Secretaria de Cultura e Almanaque Café, em parceria com o produtor Tiago Gomes – que trouxe, ao longo do ano, alguns dos principais coletivos do gênero em atividade no país.

A Big Band – com arranjos especialmente criados por Hermeto Pascoal, para esta formação – terá regência do maestro Mário Campos, professor do Departamento de Música da Unicamp, e fundador do Coletivo Orquestral.

Com esse evento teremos uma oportunidade única de presenciar uma das obras mais expressivas de Hermeto Pascoal, que é seu trabalho com Big Band, uma apresentação que foi muito aclamada na Europa em 2004. Para esse show especificamente, montei uma banda com alguns dos melhores músicos em atividade em São Paulo, com regência de Mário Campos. Será um dia pra ficar na história musical da cidade” salienta o curador e produtor executivo Tiago Gomes.

A apresentação é gratuita. (Carta Campinas com informações de divulgação)

* Nascido em Olho d´Água e criado em Lagoa da Canoa, na época município de Arapiraca, em Alagoas, Hermeto Pascoal sempre foi fascinado pelos sons da natureza. Em 1958, mudou-se para o Rio para tocar sanfona no Regional de Pernambuco do Pandeiro (na Rádio Mauá) e piano no conjunto e na boate do violinista Fafá Lemos, em seguida, no conjunto do Maestro Copinha (flautista e saxofonista), no Hotel Excelsior. Atraído pelo mercado de trabalho, transferiu-se para São Paulo em 1961, tocando em diversas casas noturnas. Com o florescimento dos programas musicais de TV, criaram o Quarteto Novo, em 1966, sendo Hermeto no piano e flauta, Heraldo do Monte na viola e guitarra, Théo de Barros no baixo e violão e Airto Moreira na bateria e percussão. O grupo inovou com sua sonoridade refinada e riqueza harmônica. No ano seguinte, gravou o LP Quarteto Novo, pela Odeon, onde registrou suas composições O Ovo e Canto Geral. Hermeto é hoje uma das principais referências na música brasileira para músicos do mundo todo.

Hermeto Pascoal e Big Band
Quando: 14 de setembro (domingo)
Horário: 16h
Local: Concha Acústica da Lagoa do Taquaral
Entrada gratuita