O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SP) aprovou nesta terça-feira (17) o pedido de consulta popular, por meio de um plebiscito, para saber se as regiões do Ouro Verde e Campo Grande podem ou não ganhar subprefeituras. Essa é uma forma de democracia direta pouco utilizada no Brasil e pode inaugurar um novo comportamento político.

Hospital Ouro Verde
Ouro Verde

De acordo com a decisão do TRE, a população desses bairros opinará sobre o tema junto com o primeiro turno das eleições de 2014, previsto para o dia 5 de outubro.  Os distritos do Ouro Verde e do Campo Grande abrangeriam 200 bairros, onde vivem 400 mil pessoas.

A iniciativa para que a população fosse consultada surgiu com a apresentação de Projeto de Decreto Legislativo de autoria do vereador Rafa Zimbaldi (PP), aprovado em agosto de 2011.

Pelo proposta, o distrito do Ouro Verde será delimitado por um trecho da Rodovia dos Bandeirantes, até próximo ao trevo do Campinas Shopping (no Jardim do Lago); Rodovia Santos Dumont até o rio. O Ouro Verde deve ficar com o Aeroporto Internacional de Viracopos e com o Distrito Industrial. Terá bairros como Friburgo, Jardim Esplanada, Vida Nova, MauroMarcondes e todos os DICs.

O Campo Grande também ocupará trecho da Bandeirantes, até o limite com o município de Monte Mor, e terá alguns dos bairros mais populosos da região, como o Itajaí, Satélite Iris, Campina Grande e São Luis, já na divisa com Monte Mor e Hortolândia. Também no Campo Grande está o Cemitério Parque das Flores. (Da Rede CartaCampinas, com informações de divulgação)