música, dança e cultura oriental
Música, dança e cultura oriental

Neste sábado, o grupo de dança oriental “Alimah” se apresenta gratuitamente, às 11h, na Praça do Coco, em Barão Geraldo.

O grupo “Alimah” – nome árabe que significa hábil em música e dança – ainda está em formação. Dele fazem parte a bailarina e professora Eliana Mônaco e as alunas Elena Partesotti, Erica Giesbrecht, Flávia Ginzel,  Maura Voltarelli e Vânia Pontes. O contato inicial de algumas integrantes se deu na Oficina de Dança do Ventre, ministrada por Eliana no Espaço Cultural Casa do Lago, na Unicamp. Das aulas na Casa do Lago, as alunas passaram a ensaiar regularmente no Espaço Cultural Era Uma Vez, em Barão Geraldo e, desde então, têm feito diversas apresentações artísticas, aperfeiçoando, tanto em público, quanto nos ensaios do grupo, as técnicas e possibilidades da dança oriental.

Segundo Eliana Mônaco, o grupo está se formando para estudos e aperfeiçoamentos na cultura árabe de forma bem ampla, envolvendo a língua, a literatura, a dança e a música orientais. “Uma das finalidades do grupo também é a pesquisa corporal através da dança oriental e de outras técnicas como contemporâneo e ballet clássico, porém sempre com o foco na tradição da cultura oriental”, diz ela.

Nesta apresentação, o grupo fará quatro coreografias que fazem uso de diversos objetos da dança oriental, como véus, snujs, espada e bastão. Os ritmos giram em torno da tradicional música árabe, do folclore típico oriental e também de variações melódicas próximas ao tango. (Da Rede CartaCampinas)