Nos próximos dias 24 e 25 de setembro, o Sesc Campinas recebe a “Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental” que aborda a relação do ser humano com o ambiente através de filmes nacionais e internacionais. A programação conta ainda com a formação de educadores, rodas de conversa e debates, ampliando o espaço da reflexão sobre os temas socioambientais da atualidade.

Veja abaixo mais detalhes da programação:

Dia 24/9, terça, às 19h30 MEMÓRIAS DO ORIENTE

(Eastern Memories / Finlândia / 2018 / 86 min. / Niklas Kullström e Marti Kaartinen). Um inesperado filme de viagem no Extremo Oriente, da Mongólia ao Japão atuais. A história das viagens do linguista e diplomata finlandês G. J. Ramstedt ao velho mundo das crenças e tradições do final do século XIX, um mundo hoje substituído por ideologias e pela economia de mercado.

25/9, quarta, às 19h30BEM-VINDO À SODOMA

(Welcome to Sodom / Áustria e Gana / 2018 / 92 min. / Direção: Florian Weigensamer, Christian Krönes). Agbogbloshie, em Gana, é um dos lugares mais contaminados do planeta: é o maior depósito de lixo eletrônico do mundo. Cerca de seis mil mulheres, homens e crianças vivem e trabalham ali. Eles o chamam de Sodoma. Após a exibição do filme, bate-papo com o sociólogo Djalma Nery.

A programação também traz curtas ambientais infantis, com uma sequência de cinco animações premiadas que apresentam às crianças, de maneira lúdica, uma gama de questões socioambientais contemporâneas, como o êxodo rural, a vida urbana regrada pelo relógio, a saúde no trabalho, a geração de energia e nosso convívio com os animais.

Veja a programação:

Dias 24 e 25/9, terça e quarta, às 15h

DARA, A PRIMEIRA VEZ QUE FUI AO CÉU

(Brasil / 2017 / 18 min. / Direção: Renato Cândido de Lima).Nos anos 60, Dara é uma garota negra, de 10 anos, que mora em um sítio com os avós, em Nova Soure, na Bahia. Na véspera de migrar para São Paulo, Dara deseja montar um balancinho no cajueiro, mas seus pais já estão em São Paulo e é hora da menina partir.

DOIS TRENS

(Two Trams / Rússia / 2017 / 10 min. / Direção: Svetlana Andrianova). Pai e filho, Klick e Trim são trens urbanos que trabalham valentemente para estarem sempre na hora certa em seu caminho pela cidade.

GOKURŌSAMA

(França / 2016 / 7 min. / Direção: Aurore Gal, Clémentine Frère, Yukiko Meignien, Anna Mertz, Robin Migliorelli, Romain Salvini). No início da manhã, uma velha senhora japonesa trava as costas durante sua rotina matinal em sua loja, dentro de um shopping. Sua jovem assistente decide ajudar e tenta levá-la a um médico alguns andares acima. Parece simples, não parece?

STROLLICA

(Itália / 2017 / 10 min / Direção: Peter Marcias). Quando uma turbina eólica é construída em seu parque favorito, a garota Strollica aprende sobre fontes de energia renovável.

O SONHO DA GALINHA

(Miriam’s Hen’s Dream / Estônia / 2016 / 5 min. / Direção: Andres Tenusaar).Numa tarde de outonoa família está reunida no parque e os pássaros migrantes voam pelo céu. A pequena galinha de Miriam sonha com os dias ensolarados do sul e quer seguir a migração.

As exibições acontecem no Teatro e são gratuitas, com retirada de ingressos limitados na Ilha de Atendimento no dia da atividade. (Carta Campinas com informações de divulgação)