Uma das coisas que o Brasil talvez precisaria fazer é uma auditoria nos concursos públicos para juiz.
O concurso para juiz é talvez um dos mais difíceis, se não o mais difícil que existe. No entanto, há atualmente coisas estranhas que podem indicar indícios de fraude.
Uma das coisas estranhas é a quantidade de parentes entre os juízes aprovados em concursos. Em concursos extremamente concorridos, seria muito difícil a filha, tio, sobrinha, esposa, marido etc passarem com tanta facilidade. Até ministros do Supremo têm parentes aprovados em concurso. Isso sem contar com o nepotismo nos tribunais.
No entanto, nos últimos tempos temos visto muitos juízes expressando preconceito, arrogância, além de mau caratismo que não condiz com um sujeito preparado e de grande capacidade intelectual, muito menos com um guardião da Lei.
O caso do juiz Sérgio Moro é enigmático. Além de todas as confusões que Sérgio Moro aprontou no processo contra Lula, inclusive reconhecendo que não há ligação entre a corrupção da Petrobras e as acusações contra o ex-presidente, o que inviabiliza a sua própria competência para julgá-lo, Moro também foi contra um projeto de lei que punia juízes que interpretassem a lei à revelia do que está escrito. Moro foi contra e defendeu interpretação do juiz acima (ou além) da lei.
Recentemente, 122 juristas escreveram livros sobre os erros de Moro na condenação sobre Lula. Em outro caso, um erro de Moro destruiu a vida de um executivo. Em outro erro, pessoas ficaram presas inocentemente.
Mas na última segunda-feira, 26, ele se superou. Ele cometeu erros primários de português. Muitos brasileiros até podem cometer esses erros. Todos nós cometemos erros. Não há problema algum e nem é motivo para desmerecer uma pessoa. Pelo contrário, a linguagem se constrói no cotidiano. Mas é difícil de acreditar que um juiz, que teria estudado anos a fio para passar em um concurso, cometesse um deslize primário sobre o verbo haver.
Não fosse isso, o professor de física, Marcos César Danhoni Neves, que tem mais de 30 anos de docência em universidade do Paraná também já levantou suspeitas sobre a agilidade com que o juiz Sérgio Moro conseguiu alguns títulos acadêmicos.
“Moro tem um currículo péssimo: uma página no sistema Lattes (do CNPq – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico ligado ao extinto MCT – Ministério da Ciência e Tecnologia). Lista somente 4 livros e 5 artigos publicados. Mesmo sua formação acadêmica é estranha: mestrado e doutorado obtidos em três anos. Isso precisaria ser investigado, pois a formação mínima regulada pela CAPES-MEC (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Ministério da Educação) é de 24 meses para Mestrado e 48 meses para o Doutorado. Significa que “algo” ocorreu nessa formação apressada.. Que “algo” é esse, é necessário apurar com rigor jurídico”, escreveu Danhoni Neves em artigo.
Não é só na Justiça Federal que os concursos já não selecionam os melhores. Os critérios de lisura, dedicação, integridade, bom senso já não eram contemplados quer por dificuldades intrínsecas quer por falta de vontade política. Hoje os concursos até na área federal andam mal. Fraude, pistolão, cola, etc., são fatos banais. Seja na Justiça Federal, na Polícia Federal, na Receita, estão necessitando de moralização urgente. Agora imagine na esfera estadual e pior ainda nos municípios, locais onde as oligarquias mantêm há séculos controle absoluto e a promiscuidade é aceita como “cultura”. A fraude é corriqueira e não se tem o menos escrúpulo, vergonha.
Esse país necessita de uma reinstalação do software, urgente!
Isto se chama monopólio maçônico.
Gostei do texto e das palavras apropriadas. Mas confesso-me decepcionado com a narrativa sobre os concursos(fiz alguns em Fed., por ser mestre em direito), mas participei do último em Belém, por volta de 2007, e de lá sai tão violentado pelas regras do certame, em que tudo se achava preparado um “certo rapaz” bem trajado e com pelo de filho de fazendeiro ou de grande político. Que horror. Mas, por fim, fiquei decepcionado com o seu discurso, por saber que ele é verdadeiro, e que não foi só em Belém. Tenho 67 anos, fico triste. Voltamos então a apodrecer, enquanto construção de uma sociedade. Retrocedemos muito. Parabéns pelas colocações.
Admira-me o fato do citado meritíssimo não ter condenado Lula por falar “menas” ou não ter título superior, mesmo que tenha o melhor presidente que este país já teve. Afinal falar, escrever, apreender mal a língua portuguesa só é tolerado aos “letrados/diplomados”, particularmente magistrados. Já fazer bem ao país não precisa…
Talvez o que você escreveu não corresponda com a sua intenção. Percebo alguns erros de coerência e coesão que inviabilizam a compreensão do mesmo.
Nós quie justiça! Errar ou acertar português , não faz menos ou mais justiça! Como disse Bem claramente Fux :
” Justiça não é o que se aprende , justiça é o que se sente”
Então: o que o povo do Brasil , a maioria de milhões de analfabetos jurídicos e em português é
ASSIM ELES BERRAM: ” NÓS QUIE JUSTISSA DOTOR JUIS” RSSSKKKKKK
Dr. Moro excepcional juiz, honrado, honesto, culto, inteligente.
Kkkkkkk Não me faças rir… Kkkkkkk
MORO TEM O MAIOR TÍTULO JURÍDICO = O “EXTERMINADOR DO JUDICIÁRIO BRASILEIRO”
Kkkkkkkkkkk.Nenhuma das qualidades apontadas pelo Sra. refere-se a ele!
Olha o nível!
De qual Moro vc está falando?
De for do marreco de Curitiba, kkkk
Seu título não seria comO Sérgio Moro…?
Heróis não precisam falar bonito! Precisam agir!!!
Herói dos babacas!
Muita gente foi de heroi a vilão em um átimo. O tempo passa, e aa história costuma ser rigorosa com pessoas como o Moro.
Quem sabe alguém esclarece sobre a filiação política destes “professores” e sobre sua fornação acadêmica. Não é segredo para ninguém que os campus das universidades, sobretudo as federai, viraram antros de petistas e agitadores de todos os naipes. Ali se faz de tudo, menos ensinar.
então?com quem Moro aprendeu português?confundir colheita com coleta.se precisa 24 meses para mestrado,e 48 meses para doutorado,totsl de 6 anos,ele gastou 3 anos.não precisa ser perito para ver fraudes.e isso não e convicção.e provas mesmo.
Engano seu. Já se pode fazer doutorado sem ter feito mestrado. 24 meses é o tempo MÁXIMO para se concluir mestrado. 48 meses é o tempo MÁXIMO pra se concluir doutorado.
Sim, mas se no CV dele tem o MESTRADO, isso quer dizer que ele não passou direto para o Doutorado. Sou orientadora de Mestrado e Doutorado, acho muito difícil mesmo, diria até mesmo impossível, nos moldes do sistema de Pos-Graduação brasileiro, se obter os dois títulos em 3 anos!
De fato Moro errou no emprego do verbo ´´haver´´. Porém é um jargão jurídico comum a expressão ´´colheita de provas´´ . Não é errado ele usar essa expressão.
Conge, tudo bem, também? Vir … sobre????
Caro João como gostaria que as universidades federais fossem um “antro de petistas”, pois isso significaria que o PT também teria e estaria contribuindo fortemente para o desenvolvimento científico do pais (cabe lembrar que 95% da produção científica brasileira é realizada nas universidades publicas) que hoje o eleva à 13a posição na produção científica global. Além claro de formar a maioria dos médicos, engenheiros, advogados, professores, etc do pais…. Quem dera toda essa massa pensante e critica fosse do PT….. http://envolverde.cartacapital.com.br/universidades-publicas-respondem-por-mais-de-95-da-producao-cientifica-do-brasil/
Exatamente! Sem exceção, quem critica as universidades públicas, repetindo absurdos e demonstrando um compmeto desconhecimento do que ali se pratica (aulas de alto nivel, pesquisas de qualidade, pos-graduação, inovação, produzindo 80% das patentes brasileiras, etc, etc), nunca passou por nenhuma delas! Por um motivo muito simpmes: jamais teria competência para tal!
bullshit bolsomínico, única atividade cognitiva para os detentores de um só neurônio….
Fica triste não. Já tivemos presidente analfabeto.
RESPEITADO E ADMIRADO NO MUNDO INTEIRO. E O PROGRAMAS FEITO EM SEU GOVERNO ESTÃO SENDO COPIADO EM VÁRIOS PAÍSES. O ANALFABETO ENSINANDO COMO SE GOVERNA.
Ainda sim um ladrão kkkk que diferença faz ?dar com a mão tirar com a outra?
Mande as provas para o MP, pois ele não as tem têm.
Presidente não pode, já juiz pode, né mané?
Analfabeto com títulos Honoris Causa nas mais importantes Universidades do Mundo por sua atuação como Presidente do Brasil, Fico feliz que as mais importantes instituições educacionais do mundo reconheçam Lula pelo seu trabalho. Já os vagabundos e analfabetos funcionais que ocupam o Executivo só nos fazem passar vergonha em todo o Mundo.
O presidente ao qual você se refere não tem tem título acadêmico, mas também não é analfabeto (aquele que não foi alfabetizado). É um homem dedicado à leitura e se enquadra perfeitamente no conceito de autodidata. Diferentemente de Moro, que possui curso superior e conseguiu passar em um dos concursos públicos mais concorridos do país e comete os mais bizarros erros de português…
Ruim de oratória, ótimo de redação.
Caneta nos canalhas e bom trabalho, excelência.
Pois é, fala para ele meter caneta nos seus canalhas: Aécio, FHC, Alckmin, Serra, Alvaro Dias, Temer, o pessoalzinho do Golpe, enfim…
Toffoli não teve capacidade de passar em nenhum concurso público, foi advogadozinho do PT , e conseguiu chegar ao STF graças ao condenado por corrupção Luladrão, mas veem fazendo seu trabalho com maestria, soltando e inocentando bandidos
Tem uma rapaziada que faz vista grossa porque o juizeco joga a favor do “time” dele! É aquela história do gol de mão do Maradona. Como foi de um jogador de outro país – “roubou, juiz é cego”; se fosse um do nosso país – “malandrão, juiz comeu mosca”. O problema é que não estamos falando de futebol e amanhã é o seu “time”, ou você, que pode estar na reta.
Piada Capital.
Eleição não è concurso publico…..fica triste não…..o analfabeto vai ter os votos necessarios. Fuca triste não coxinha…..rsus
Moro o caipirão de Curitiba deve ser descente dos Maragatos, aqueles grupos de ignorantes anarquistas é próprio de uma ignorância herdada lá do Rio Grande do Sul e se espalhou por todo sul e atacaram a caravana e õnibus de passageiros , isso é uma selvageria proprio desse tipo de gente , diferença se tira nas urnas .
Creio que os “anarquista” vestem vermelho, diferente de um Doutor que é muito bem graduado. No caso da imparcialidade da população, não será só no sul, será do norte ao sul, como do leste ao oeste.
Dizem as más linguas que ele reprovou várias vezes na OAB, o pai fundador do PSDB de Maringá e “passou” na época do Banestado que acabou livrando a cara do PSDB
Imagino se fosse o Lula ou a Dilma cometendo esses erros o que os coxas não estaria relinchando nas redes.
A coisas entre o ceu e a terra que sò Maringa pode explicar.
Admirável como homem e como profissional. Entrevista brilhante. Centrado, inteligente, respeitoso, comedido. Se ateve á todos os questionamentos sem respostas vagas, com uma concentração brilhante. Essa entrevista deveria ser transmitida em todos os canais e viralizar, pois ele deu uma aula de cidadania, de justiça e orientações excepcionais sobre as próximas eleições.
Pois no TJMG as filhas do ex presidente do órgão foram aprovadas com louvor no concurso pra juiz, para o espanto dos ex colegas da faculdade de Direito das mesmas, pois na faculdade eram alunas sofríveis, que concluíram o curso com muito custo. Hoje já estão na comarca da capital, uma carreira meteórica. Sabe-se quantas decisões esdrúxulas já proferiram, prejudicando a vida de inúmeras pessoas? O Brasil ainda é uma capitania.
Esse é o pior absurdo que li nos últimos tempo. Doutor Sérgio Moro é culto, elegante, fala outra língua fluentemente, é um gentleman! Diferente do lula semi analfabeto, da dilma que nos envergonhou mundo afora. Só os invejosos criticam o herói do Brasil.
Olá, estive a ler o texto sobre os erros gramaticais e fui surpreendido com erros gramaticais na própria página da matéria. Fui dar uma olhadela lá na página “quem somos” para ter uma ideia de onde vêm essas críticas e também encontrei erros gramaticais (“sem deixar de lada as questões nacionais que afetam a nossa vida”) e, além disso, um trecho sem sentido (“só teremos uma sociedade equilibrada quando a própria cultura for permeada por justiça econômica e social”), pela ótica do jornalismo, no meu entendimento, seria importante ter a dimensão da crítica porém o cuidado de não cometer os mesmos erros.
Com equilibrio, serenidade, erudição, o Juiz respondeu muito bem as pegadinhas mediocres. Claro que perguntas sérias foram feitas, mas no cômputo geral, se saiu muito bem. Mostrou total isenção e imparcialidade.
É sério isso? Do mesmo jeito que Lula e Dilma viraram presidentes. A Dilma não fala uma frase correta, Lula então nem se fala, culpou o Moro em plena audiência pelo desemprego de 600 milhões de brasileiros, o cara foi presidente e nem sabe quantos habitantes tem no país, é analfabeto, não sabe falar e muito menos fazer conta! A Dilma deve ter comprado o “diproma” na Praça da Se ou da República. Mas ptista é cego, não enxergam a robalheira nem os próprios erros, só os dos outros. Bando de hipócritas e igorantes!
Dolma e engenheira eletrica e exata.embora e phd em eletrica e dra em ciencias econômica.dilma nao embora os cargos por ela exercido nao foram necessario phd.nao foi necessario apresentar esses titulos.e foram conquistados nos tempos normais.ela nao fez isdo tufo em 3anos.
Caracas, meu! Fiquei impressionado com a riqueza do seu vocabulário e, principalmente, pontuação e acentuação. Foi brilhante o que você “fez”
. (Substantivo Feminino singular).
E o Lula e a Dilma, que foram presidentes do Brasil, agridem nossos ouvidos com tantos erros e falhas de português, até hoje?
Lula e Dilma massacram o português diariamente.
Não há “pobremão”. A língua dos “yankees” ele acata muito bem. Falar o português corretamente ? Isto não vem ao caso. Há tempos que o Rodaviva está politicamente aparelhado pelos tucanos.
Bom dia! O que acho engraçado é que se levantou um brasileiro que teve coragem de ir contra muintos nesse plenário, é por isso que ha gozações errônea contra sua pessoa e profissionalismo. O juízo Sérgio Moura está sendo o porta voz do povo brasileiro. “Um título maior do que presidente já tivemos”. Está de parabéns Sr juíz Sérgio Moura, pela sua competência. Vamos limpar nosso Brasil que está sujo.
Bom dia! Por que erros de gramática maior do que de presidentes que o Brasil já teve? Isso porque levantou um que não está corrompido e não aceita: um porta voz do povo brasileiro. Agora tão querendo denegrir sua imagem procurando entre linhas. Quando Deus escolhi um entre muitos porque Ele, está cansado de ouvir o povo gritando por socorro. Está de parabéns Sr juízo Sérgio Moura por sua audácia e competência. Acredito que o povo brasileiro está pedindo a DEUS para lhe abençoar e cada dia mais sabedoria para limpar nosso Brasil que clama por socorro. Os que estão contra o seu trabalho e porquê é mais da cúpula e não sofreu nem ele e nem família danos, seu salário e mto bom…
Patético… não sabem mais por qual via apelar!
Bonito é quando Luiz Inácio da Silva e sua “cumpanheira”, Dilma, abrem a boca… quando escrevem então… é a verdadeira arte da erudição. Não é por menos, foram presidentes do Brasil il il il il!!!!!!!!!!!!
Como juiz o Moto deve ser parcial e seguir as leis corretamente,o que ele tem feito com excelência. Ele não é professor de português. Como juiz ele é perfeito e imparcial. Condenados nunca gostam de pagar por seus crimes e vivem buscando desculpas. Aliás,essas agora,bem fraquinha mesmo. Moto é admiradissimo no país por destoar da imundície instalada pelos políticos. Desculpe aí,OT,mas,seu exemplo é vegonhoso.
Imparcial, o Cara fica com cochico com Aecio neves, junto com Serra, Alckmin e temer, aliás olhando com cara de admiração ao temeroso, vai a eventos do Dória(quem mais critica Lula nas redes) elogia tucano corrupto, festa do governo de MT com tucano delatado,também tietou Rodrigo Maia, ou seja, grande harmonia com maiores inimigos de Lula do PT.Outra quando ele ameaçou Lula na audiencia.
Além disso 4 anos sem investigar um unico tucano, você precisa se informar e sair desse mundo de Globo
Professor Magno, poderíamos publicar seu comentário. Mas este tipo de comentário que pode conter informações incorretas, expressão de ódio, preconceitos, ideologias racistas ou outros problemas só é analisado com total identificação do autor, com nome completo, página pessoal verdadeira e com fotografias do autor. Isso não significa que o comentário será aprovado, mas analisado. A fotografia e o link da página pessoal do autor, desse tipo de comentário, poderão ser colocados ao lado do comentário, caso seja publicado. Para ser aprovado, alguns comentários precisam ter consistência de dados e citação de elementos de provas documentais das afirmações.
Infelizmente é isto.tivemos um presidente quase analfa. As pessoas colam na universidade, reclamam e nada fazem pra mudar a situação. País de malfeitores. Penso em sair
Provavelmente todos leram em WikiLeaks sobre como os EUA trabalharam com juízes brasileiros (inclusive com Moro), promotores e a PF. Mas nem todo mundo entendeu o que a “luta contra o terrorismo” e “para se preparar para o pior”. Eu explico: na Declaração de Genebra de 1987, um dos sinais do TERRORISMO DE ESTADO é chamado “a revogação dos direitos civis, das liberdades civis, das proteções constitucionais e do Estado de Direito sob o pretexto de alegado antiterrorismo”.
Esses seminários e treinamentos são uma preparação para a integração ao Terrorismo de estado. Em breve, as acusações padrão de lavagem de dinheiro serão substituídas por acusações de atividades terroristas. https://wikileaks.org/plusd/cables/09BRASILIA1282_a.ht
Moro não pode ser banido da ordem por incompetência?
que ordem?? ele nao tem OAB
Que artigo tendencioso, será que não ouviram falar de Doutorado Sanduiche? O único problema do Moro foi ter pegado logo o caso da alma mais honesta do país, ai tem que ver, jornalista de quinta, menosprezando seu currículo. Lamentável.
Jhonnatan, gostamos do “doutorado sanduíche”.
é só investigar as máfias dos concursos que existem no nosso país há décadas.
Teria Sérgio Moro comprado seu diploma? Como pode um homem desse ocupar cargo público de tamanha envergadura, com um nível de língua portuguesa tão baixo?
Vamos lá:Um certo cidadão analfabeto, lidera disparadamente todas as pesquisas de intenção de voto para ocupar a presidência de seu país.Entretanto um grande magistrado,muito culto,honesto,imparcial…o condena sem a devida ¨colheita¨ de provas, tirando-o da disputa eleitoral,claramente beneficiando o candidato rival…Pois bem,o favorecido se elege presidente e logo após nomeia o brilhante magistrado ministro da justiça do país,com a promessa de pagar a segunda parcela indicando-o como um dos membros da corte maior da justiça no país…Conclusão:Para defender um bandido maquiavélico dessa estirpe,é preciso ser três vezes mais analfabeto do que o candidato injustiçado que se tornaria presidente….(Alice no país das maravilhas)…Bando de…deixa pra lá…