O professor do Instituto de Economia (IE) da Unicamp, José Dari Krein (foto), afirmou durante debate sobre a Reforma Trabalhista realizado no seminário “Greve Geral de 1917 – O Centenário da Greve Geral e o Arquivo Edgard Leuenroth [AEL]”, que experiências semelhantes levadas a cabo em outros países demonstraram claramente que houve um desmonte dos mecanismos de proteção social do trabalho e não geraram empregos, como querem fazer crer os defensores da reforma do governo.
Krein afirma que, ao propor a flexibilização da legislação trabalhista, a reforma defendida pelo governo de Michel Temer representa um retrocesso e contribuirá para o aprofundamento da crise social brasileira. “A geração de emprego depende de outros fatores, fundamentalmente daqueles relacionados à dinâmica da economia”, disse o economista.
A desembargadora aposentada Magda Biavaschi, que também participou do evento, não tem dúvida de que o projeto de reforma trabalhista do governo, caso aprovado, representará a destruição dos mecanismos de proteção social conquistados pelos trabalhadores ao longo do tempo. “A CLT está imbricada na tessitura da sociedade brasileira. O que as elites brasileiras, que são bastante predatórias, estão tentando fazer é destruir os direitos dos trabalhadores e, consequentemente, as instituições fiscalizadoras, como a Justiça do Trabalho”, afirmou.
O evento, promovido pelo Arquivo Edgard Leuenroth [AEL] no último dia 28, contou também com a participação do sociólogo Ricardo Antunes. (Carta Campinas com informações de divulgação)
O TÌTULO do artigo está estranho,,,,,
Obrigado Raul, já melhoramos.
O clamor público é considerável, menos, no entanto, do que esperado e merecido. Contudo o Prostíbulo Nacional segue em frente para o abismo em que insiste em lançar o país.
.
ALICIADOS
.
Escorrem gotas de pranto
No rosto dos ativistas sociais
Que se rebelaram tanto
Contra as pedaladas fiscais
E que bateram panelas
Contra supostas mazelas
Denunciadas por um pato
Que fez da Avenida Paulista
O centro de aliciamento golpista
Para destruir a Lava Jato.
.
Os ingênuos paneleiros
Viram-se sequestrados
Pelos quadrilheiros
Que após aprisioná-los
Revelaram-lhes a verdade
Dizendo: ‘Já é tarde
Agora somos seus donos’
Foi quando perceberam
Que sem querer se renderam
À síndrome de Estocolmo.
.
Amaram os sequestradores
Apoiando as torpes propostas
Que fariam dos trabalhadores
Escravos de largas costas
Até descobrirem que foram vítimas
De uma armadilha política
Que manipulou a sua mente
Então imploraram ao Supremo:
‘Corrija a besteira que fizemos
Anule já o impeachment’.
.
Eduardo de Paula Barreto
04/07/2017
.