As obras de instalação de uma ciclofaixa na Avenida Badem Powell, no Jardim Nova Europa, em Campinas, começou nesta quinta-feira com a retirada de torres de alta tensão que estavam desativadas.

PMC - retirada de torres
Retirada de Torres da Av. Baden Powell, no Nova Europa

A remoção representa o primeiro passo para a implantação de uma ciclofaixa de 1,7 quilômetros de extensão no local, que deve ser iniciada em 2015.
Além de destinar uma faixa especial ao ciclistas, o projeto contempla, ainda, pista de caminhada, iluminação, instalação de jogos de tabuleiro e uma área de convivência para os moradores locais, mantendo cerca de 300 árvores já existentes no local e que passarão por processo de identificação digital.
Devido ao grande porte das torres (cerca de 20 metros de comprimento), a ação de retirada de todas as deve durar cerca de uma semana e meia. O trabalho foi contratado por uma construtora para cumprir um compromisso ambiental assumido para com a Prefeitura. O acordo prevê também a instalação de lixeiras na via.

De acordo com a Secretaria do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SVDS), uma outra construtora que assinou um Termo de Ajustamento de Conduta (Tac) com a Prefeitura.

No momento, a ciclofaixa será usada apenas localmente mas, à medida em que o projeto da Prefeitura de implantar 100 quilômetros de ciclovias na cidade for avançando, a estrutura da Avenida Baden Powell será interligada a outras vias e dará acesso à região do Parque Prado e ao Parque das Águas. (Carta Campinas com informações de divulgação)