O projeto de destruição da Ciência e da Pesquisa no Brasil, comandada pelo governo Bolsonaro, obteve mais um êxito. O governo pode ter perdido milhões de dados das pesquisas nos servidores do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Desde o início do mandato, o governo Bolsonaro sucateia a pesquisa no Brasil com retirada de recursos do fomento, intervenção e aparelhamento de universidades, nomeação autoritária de reitores, perseguição à pesquisadores, cortes nos orçamentos das universidades federais e outros. Até espião foi infiltrado em universidade.

(foto de tela – ART)

Agora há 4 dias, professores e pesquisadores do Brasil não conseguem acessar a plataforma Lattes, onde ficam hospedadas todas as informações dos pesquisadores, bem como os seus trabalhos desenvolvidos. É a plataforma que todo pesquisador brasileiro preenche.

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) revelou que o servidor do CNPq “queimou” e que não havia backup da plataforma lattes e que ainda não é possível dimensionar a quantidade de dados que foram perdidos, anotou a Fórum. “A placa do servidor que queimou não tinha backup, a gente não sabe exatamente o que a gente perdeu (de dados), se perdeu alguns segundos, minutos, horas, dias. A folha de pagamento também está comprometida, vai ter que fazer algum processo manual, enfim, está um caos no CNPq”, informou o Conselho .

Em comunicado recente publicado nas redes sociais, o governo federal nega que pode ter perdido milhares de dados referentes à produção científica no Brasil. “O CNPq já dispõe de novos equipamentos de TI e a migração dos dados foi iniciada antes do ocorrido. Independentemente dessa migração, existem backups cujos conteúdos estão apoiando o restabelecimento dos sistemas. Portanto, não há perda de dados da Plataforma Lattes.”, publicou no twitter.