O Índice Geral de Preços–10 (IGP-10), indicador nacional medido pela Fundação Getulio Vargas (FGV), teve alta de preços de 3,24% em maio deste ano, acima do 1,58% de abril. Com o resultado de maio, o índice acumula inflação de 12,70% no ano e de 35,91% em 12 meses. Os preços do IGP-10 são medidos em datas diferentes e abrangem legumes, frutas, bebidas, fumo, remédios, embalagens, aluguel, condomínio, empregada doméstica, transportes, educação, leitura, lazer, vestuário e despesas diversas (cartório, loteria, correio, Internet e outros)

(foto antonio cruz – ag brasil)

Só em termos de comparação, o governo Dilma Rousseff (PT) era cobrado dia e noite pelos “analistas econômicos” porque a inflação estava saindo da meda de 4,5% estabelecida pelo governo. Até 2015, os governos petistas mantiveram a inflação sob controle nesse patamar. A situação começou a piorar quando Eduardo Cunha (MDB) começou a boicotar o governo e gestar um golpe parlamentar realizado em 2016. Mesmo com a sabotagem do presidente da Câmara na época, em 2015 a inflação do IPCA ficou em torno de 10%.

A alta de abril do IGP-10 para maio foi puxada pelos preços no atacado, medidos pelo Índice de Preços ao Produtor Amplo, cuja inflação subiu de 1,79% para 4,20% em maio. Os preços no varejo e na construção apresentaram inflação mais moderada em maio em relação a abril. (Agência Brasil/Carta Campinas)