A incompetência generalizada de todos os setores do governo Bolsonaro, mas especialmente na Saúde, está afundando a passos largos o Brasil e levando milhares de pessoas à morte. Este mês de maio será nefasto para o país. Para evitar um grande plano de guerra para sustentar financeiramente pequenas empresas e trabalhadores, o governo prefere que pessoas sejam expostas à morte pelo coronavírus.

(Foto: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília)

O Brasil chegou a 85.380 pessoas infectadas por covid-19, doença respiratória causada pelo novo coronavírus. O país registrou recorde de novos casos, em 24 horas, com a adição de 7.218 infectados às estatísticas, um aumento de 9% em relação a ontem, quando foram registradas 78.662 mil pessoas nessa condição.

Esses são números oficiais que, diante da incompetência generalizada, estão subdimensionados. Desde o início, o governo federal só atrapalhou o combate ao vírus, seja com declarações a favor dos riscos ou com ações declaradamente criminosas como centralizar e impedir que governos estaduais adquiram com agilidade equipamentos de combate à pandemia. Governadores tiveram que travar uma briga na Justiça para poder ter equipamentos.

Segundo atualização do Ministério da Saúde divulgada nesta quinta-feira (28), o total de mortes subiu para 5.901. De ontem para hoje, foram registrados 435 novos óbitos, um aumento de 8% em relação a quarta-feira (29), quando foram contabilizados 5.466 falecimentos. A letalidade ficou em 6,9%.

Ainda de acordo com o Ministério da Saúde, do total de casos confirmados, 43.544 estão em acompanhamento (51%) e 35.935 (42%) já foram recuperados, deixando de apresentar os sintomas da doença. Ainda são investigadas 1.539 mortes. (Agência Brasil/Carta Campinas)