Parte da esquerda, e principalmente os sindicatos urbanos de trabalhadores, não entende o significado e a importância do MST (Movimento dos Trabalhadores Sem Terra). Mas um dos maiores linguistas do mundo, Noam Chomsky, parece entender. Certa vez disse que o MST é “o maior e mais importante movimento social do mundo”.
O MST pode ser isso por vários motivos, mas o principal talvez seja o que promove uma verdadeira revolução no legado marxista.
Veja mais: Lucro, mais-valia e renda revoluncionária.
O MST redesenha os modos de produção, algo que os sindicatos urbanos, que durante muito tempo, tiveram bons recursos para fazer, não fizeram. Não conseguem fazer, temem fazer. Parecem assombrados pela revolução de 1917.
Apesar do apoio e admiração pelo movimento, os sindicatos continuam cegos para a revolução que se iniciou com o MST. Amarrados a uma consciência de classe limitada à esfera política, os sindicatos se tornaram incapazes de construir uma nova sociedade que é germinada no MST, em cooperativa, em fundações, em novas formas que alteram e interferem no modo de produção capitalista.
O ódio da extrema-direita ao MST é exatamente esse: a capacidade do MST de transformar e entender dialeticamente o conceito de consciência de classe; a capacidade de se metamorfosear em controladores dos modos de produção, alterando radicalmente a infraestrutura e a superestrutura.
Enquanto os sindicatos ficam presos à transformação política pela via da democracia liberal, o MST trilha um outro caminho, o da política como consciência de produção material, associado e engendrado nos modos de produção. É preciso, urgente, copiar o MST.
Sérgio,poderíamos publicar seu comentário. Mas este tipo de comentário que pode conter informações incorretas, expressão de ódio, preconceitos, ideologias racistas, marketing político e econômico disfarçado ou outros problemas só é analisado com total identificação do autor, com nome completo, página pessoal verdadeira e com fotografias do autor. Isso não significa que o comentário será aprovado, mas analisado. A fotografia e o link da página pessoal do autor, desse tipo de comentário, poderão ser colocados ao lado do comentário, caso seja publicado. Para ser aprovado, alguns comentários precisam ter consistência de dados e citação de elementos de provas documentais das afirmações
Até aonde eu conheço das leis da selva todos têm direito de ir a caça para sustento próprio ou de sua prole, mas não podemos esquecer que pode haver retorno , ou seja, podera haver retaliações.
Acredito que a diferença é que os diretores dos sindicatos só pensam em se promover, sendo assim usam os trabalhadores como massa de manobra e o MST defendem sua bandeira unidos.
“o MST é o maior e mais importante movimento social do mundo”, disse N. Chomsky, em sintonia com o que sempre pensei, mas agora com a autoridade do mais antigo e competente pensador social do mundo. É um privilégio e motivo de muito orgulho e esperança sermos o país onde movimento tão significativo, transformador e resgatador da dignidade humana como o MST.
LONGA VIDA AO MST!