Após congelar os investimentos em Saúde e Educação por 20 anos, com a chamada PEC da Morte, depois de cortar investimento em ciência e tecnologia e sufocar universidades públicas com cortes no orçamento, o governo Temer prepara um projeto para atrair mão de obra estrangeira qualificada.

Ou seja, governo que chegou ao poder com o golpe parlamentar de 2016 quer manter o brasileiro sem qualificação e importar mão de obra qualificada de outros países.

Esse projeto de atração de estrangeiros qualificados está sendo trabalhado pelo Ministério das Relações Exteriores, comandado pelo tucano Aloysio Nunes (PSDB-SP), e deve ser publicado no segundo semestre de 2018.

“A expectativa é que a gente consiga promulgar isso [no segundo semestre]. Será uma portaria conjunta do Ministério das Relações Exteriores, Ministério da Justiça e Ministério do Trabalho”, disse, Paulo Gustavo Lamsen de Sant’Anna, chefe da divisão de imigração no Departamento de Imigração e Assuntos Jurídicos do Ministério de Relações Exteriores.

“Estamos dedicando muita atenção, no Ministério das Relações Exteriores, ao regulamento que vai tratar da atração de mão de obra altamente qualificada para o país. O Brasil nunca teve uma política ativa de atrair esse profissional, que todos os países necessitam para o seu desenvolvimento e que são altamente disputados no mundo inteiro”, ressaltou.

O governo pretende facilitar as condições para que esses profissionais estrangeiros qualificados venham para o país, diminuindo a burocracia. O governo também pretende definir, segundo Sant’Anna, as “áreas estratégicas em que isso poderá ser feito”. (Carta Campinas e Agência Brasil)