Categories: CinemaIdeias e Prosas

Qual o caminho do Brasil, o de Sebastião Salgado ou o do ódio?

O documentário O Sal da Terra, sobre a vida do fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado parece ter sido feito para os brasileiros e num momento bastante delicado do país.

Depois de vários anos pagando salários para colunistas e jornalistas que destilam o ódio em suas páginas, parte da grande mídia brasileira conseguiu que o ódio saísse do armário. E ninguém retratou melhor o ódio do que Sebastião Salgado.

O documentário Sal da Terra, que foi dirigido pelo alemão Wim Wenders e pelo brasileiro Juliano Salgado, não tem cores partidárias. No entanto, tem todas as cores do ódio nas imagens em preto e branco de Sebastião Salgado. Indicado ao Oscar de melhor documentário na edição 2015, O Sal da Terra expressa menos o personalismo e muito mais a trajetória única de Salgado.

Nascido Aimorés, Minas Gerais, portanto, bem brasileiro, o fotógrafo percorreu o mundo registrando as consequências do ódio. Assim, fotografou o ódio na Ásia, no Oriente Médio, na África e, como ele diz, “no coração da Europa”, durante da Guerra na Bósnia/Iugoslávia.

Ou seja, o ódio se manifesta em qualquer sociedade, em qualquer tempo. Para isso, basta despertar seu potencial.

E parece que Sebastião Salgado tem a compreensão de que o ódio e a violência são uma expressão humana. Daí parece entrar em crise com a humanidade e só lhe restam dois caminhos:  o Homem é ódio e violência ou o Homem pode ser ódio e violência. O documentário não diz isso, mas transparece.

Em meio a toda a desilusão, ao final é possível dizer que Salgado escolheu um caminho. E o Brasil?

PS : Depois de tanto tempo, já sabemos a resposta.

Glauco Cortez

Recent Posts

‘O Agente Secreto’ conquista quatro indicações para o Oscar, entre elas Melhor Filme e Ator

(foto divulgação) O Brasil entrou com força na disputa do Oscar 2026. O Agente Secreto foi indicado simultaneamente…

2 hours ago

Inspirado nas aventuras dos Klink, ‘Azimute’ leva a mergulho interior e travessias

(foto joão maria - divulgação) Inspirado nas viagens oceânicas solitárias realizadas por Amyr e Tamara…

2 hours ago

Epidemia de feminicídios só aumenta e mata quatro por dia no Brasil apenas por serem mulheres

(foto adriana villar) Pelo menos 1.470 mulheres foram assassinadas de janeiro a dezembro no Brasil…

3 hours ago

Lula devolve para universidades federais orçamento desviado pelos deputados para emendas

(foto ricardo stuckert - pr) O governo Lula (PT) devolveu integralmente as verbas de 2026…

22 hours ago

‘Pudor em Chamas’ leva releitura contemporânea de Nelson Rodrigues ao Castro Mendes

(foto ricardo teck - divulgação) O espetáculo “Pudor em Chamas” será apresentado nesta sexta-feira, 23…

1 day ago

Projeto Preta Rosa & Caju leva a música produzida em Campinas para as plataformas digitais

(foto gabi perissinotto - divulgação) O projeto Preta Rosa & Caju chega a todas as…

1 day ago