sinfonica-concha-taquaralDois concertos de final de ano serão realizados pela Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas nos próximos dias 20, sábado, e 21, domingo. No sábado a apresentação será às 19h na Igreja São José, na Vila Industrial, e no domingo às 19h na Concha Acústica do Taquaral, com o aguardado Concerto de Natal.

Na apresentação de sábado, a Orquestra executará a missa “Da Nova e Eterna Aliança”, obra original composta pelo campineiro Raul do Valle, em 1974. Na época a peça foi encomendada pela Prefeitura de Campinas para as comemorações do bicentenário da cidade. Estreou no dia 14 de julho daquele ano, na Catedral Metropolitana de Campinas, na versão original, para solistas, coro misto, órgão e percussão , sob regência do maestro Benito Juarez.

Mais de quatro décadas depois, a obra, em versão orquestral, revista e ampliada pelo autor, será reapresentada, desta vez sob a batuta do maestro Victor Hugo Toro. O concerto terá a participação do coral Minaz, de Ribeirão Preto, e regência de Gisele Ganade.

Já o concerto de Natal na Concha Acústica do Taquaral encerra o ano de apresentações da Orquestra Sinfônica de Campinas e presenteia a cidade com a execução de obras que vão empolgar o público sob regência do maestro Victor Hugo Toro e participação da soprano chilena Madelene Vasques que será acompanhada pelo coro Meninos Cantores de Campinas, com regência de Natália de Souza Laranjeira.

O programa é um presente antecipado aos campineiros e visitantes, porque traz músicas natalinas conhecidas do grande público e que fazem parte do imaginário popular”, comenta o maestro Toro.

O programa terá na abertura “Valse Caprice”, de Rubinstein; segue com a aria de Romeu e Julieta, “Je veux vivre” do francês Charles Gounod, o “Vergnuegungszug, polka op.281”, “Tritsch – Tratsch – Polka, op.214” e “Feuerfest, Polka, op. 269”, de Johann Strauss; e “Il bacio” do italiano Luigi Arditi. Uma coletânea de cançonetas folclóricas, de Alfredo Dias, e “Ave Maria”, do austríaco Franz Schubert, valorizam o tema de Natal. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Concerto na Igreja
Data: 20 de dezembro, sábado
Horário: 19h
Local: Igreja São José Vila, Rua 24 de maio, nº 477, Vila Industrial
Entrada gratuita

Concerto de Natal na Concha Acústica
Data: 21 de dezembro, domingo
Horário: 19h
Local: Concha Acústica do Taquaral “Auditório Beethoven” – Av. Heitor Penteado, s/n, Parque Portugal (Lagoa Taquaral)
Entrada gratuita

Programa do Concerto de Natal em 21 de dezembro

Rubinstein: ”Valse Caprice” abertura
Ch. Gounod: ”Je veux vivre”, aria de ”Romeo e Julieta”
J. Strauss: “Vergnuegungszug, polka op.281”; “Tritsch – Tratsch – Polka, op.214” e “Feuerfest, Polka, op. 269”
L Arditi: “Il bacio” (sulle labbra)
A. Dias: Coletânea de cançonetas folclóricas
F. Schubert: Ave Maria
Tradicional: Suíte Natalina
Regente: Victor Hugo Toro
Solista: Madelene Vasquez – Soprano