(foto matheus ferrero - pxl)
O número de novos pedidos de Carteira Nacional de Habilitação (CNH) passou de 369,2 mil, em janeiro de 2025, para 1,7 milhão em janeiro de 2026, com as novas regras para a emissão do documento. Um aumento de 460%.
Os dados foram divulgados nesta terça-feira (3) e fazem parte de um levantamento da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) sobre pedidos de habilitação após o programa CNH do Brasil, do governo Lula (PT). Desde dezembro, foram 3 milhões de pedidos e 298,5 mil documentos emitidos.
O programa reduziu os custos de emissão ao diminuir as exigências de aulas teóricas e práticas em autoescolas. Segundo a Senatran, cerca de 20 milhões de brasileiros dirigem sem o documento, e a expectativa é acelerar a regularização desse grupo.
Ainda segundo o órgão, foram registrados 24.754 cursos práticos realizados por instrutores autônomos, categoria que passou a existir desde a atualização da norma pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran).
Os cursos práticos cresceram 22%, saindo de 328 mil para mais de 400 mil, e os exames práticos registraram aumento de 11%, com mais de 323 mil aplicações em janeiro de 2026, frente a 291 mil no mesmo período do ano anterior.
O número de pessoas que já concluíram os cursos teóricos também quadruplicou, passando de 196.707 para 824.494, alta de 319%, enquanto os exames teóricos tiveram aumento de 32%, indo de 171.232 para 225.462. (Com informações da Agência Brasil)
(foto CMC) A Câmara Municipal de Campinas vota na sessão desta quarta-feira, 4 de fevereiro,…
Bowie em "O Homem que Caiu na Terra" (foto divulgação) Conhecido como o Camaleão do…
(foto Eduardo CMV - divulgação) Unindo teatro, música popular brasileira e a cultura nordestina, o…
(imagem reprodução) Um vídeo catastrófico de uma escola cívico-militar (veja ao final do texto) mostra…
(foto reprodução - instagram) Os irmãos Caetano Veloso e Maria Bethânia venceram o Grammy Awards…
Cena de "Antônia" (divulgação) Entre a música, o palco do teatro e o cinema, a…