Pretas Leituras: encontro aborda a dança negra de matriz BaNtu como expressão cultural

(foto joão almeida – divulgação)

O Coletivo Pretas Leituras promove, no sábado, 21 de março, às 18h, um encontro de leitura orientada e estudo do livro “Nos Passos da Dança Negra da Civilização Bantu: do Tradicional ao Contemporâneo”, de Carlos Kiss, no Museu Isabel da Cunha Soares, em Campinas. A atividade é gratuita e aberta ao público.

O Pretas Leituras é uma iniciativa dedicada à promoção da leitura e do pensamento crítico, com foco na circulação de obras produzidas por autores negros e pesquisadores comprometidos com epistemologias afrocentradas, e a proposta desse encontro é aprofundar o debate sobre a dança negra de matriz BaNtu como expressão cultural vinculada à cosmovisão, à corporeidade e às formas de organização social dos povos africanos.

A ação integra o conjunto de atividades formativas e de difusão de conhecimento do Ponto de Cultura Espaço Arte Africana, reconhecido pela atuação na valorização das matrizes africanas na dança, na música, no teatro negro e na produção de conhecimento sobre culturas afro-diaspóricas. Ao longo dos anos, o espaço consolidou-se como polo de formação artística, pesquisa e preservação da memória cultural afro-brasileira, articulando práticas tradicionais de origem africana com processos contemporâneos de criação e reflexão crítica. (Com informações de divulgação)

Serviço

Data: 21 de março
Horário: 18h
Local: Museu Isabel da Cunha Soares – Campinas/SP
Endereço: Av. Luis Smanio,  190. Chapadão
Inscrições: (19) 99969-7580 (WhatsApp)

Cultura Carta

Recent Posts

Fátima Guedes apresenta sua trajetória em show gratuito com Léo Ferrarini

(imagem divulgação) Na próxima quinta-feira, 24 de setembro, às 19h30, a ADunicamp e o Palco…

17 hours ago

Minicurso online explora o prazer feminino da leitura na arte e na literatura

Federico Faruffini, A leitora, 1874-1875 Nos meses de outubro e novembro, às terças-feiras (20 e…

1 day ago

Cineclube da ADunicamp exibe a comédia francesa A Fratura, de Catherine Corsini

(imagem divulgação) A próxima exibição da Sessão de Cinema Reserva Imovision na ADunicamp acontece no…

1 day ago

Circuito Dança reúne programação com seis espetáculos gratuitos em vários pontos da cidade

(foto marcelo verdial - divulgação) Campinas recebe, de 19 a 25 de setembro, o Circuito…

2 days ago

Entre a literatura e o crime, ‘Osmo’ volta ao palco em duas apresentações no Barracão

(foto divulgação) Um personagem que escreve a própria história enquanto transforma o assassinato em uma…

2 days ago

Eduardo Bolsonaro defende abertamente um golpe de Estado com apoio dos EUA

(foto lula marques ag brasil) O deputado cassado e foragido Eduardo Bolsonaro (PL) defendeu um…

2 days ago