O Museu de Arte Contemporânea de Campinas (MACC) recebe, no dia 29 de maio (quinta-feira), das 18h às 21h, a abertura da exposição “De Ruínas e Sonhos”, da artista plástica, arquiteta e designer Anete Ring. A mostra ocupa duas grandes salas do museu e reúne trabalhos recentes da artista em um percurso que transita entre a delicadeza onírica e a densidade dos tempos contemporâneos.
A curadoria é assinada por Fábio Magalhães, importante nome das artes brasileiras e que esteve à frente de grandes instituições culturais, como o Museu de Arte de São Paulo (Masp) e Pinacoteca do Estado de São Paulo, entre outras.
Na primeira sala, o público encontrará 22 pinturas da série “Horizontes”, realizadas sobre tela e papel. São composições que exploram espaços imaginários, amplos e ilusórios. Segundo o curador, “a dinâmica visual, resultado de pequenas alterações cromáticas, sempre contidas, sugere o tempo que flutua no espaço imenso”.
Já na segunda sala estarão expostas obras criadas a partir de pesquisas experimentais intensificadas durante a pandemia. Entre elas, destaca-se “Quarentena”, um painel com 40 pinturas sobre páginas do catálogo “Páginas Amarelas”, com rostos expressivos que revelam emoções como perplexidade, desespero, revolta e esperança.
A série “Raio-X” apresenta 40 obras monocromáticas pintadas sobre radiografias do corpo da própria artista, parte das quais estão montadas sobre negatoscópios — antigos equipamentos médicos que acentuam o tom dramático das imagens. Essas obras, junto a uma escultura feita com materiais descartados, evocam o sentimento de vulnerabilidade e suspensão vivido durante o isolamento, mas também refletem situações universais de fragilidade.
Cor, poesia e encontros
Nas séries “Minha Alma Canta” e “Fuzuê”, Anete Ring contrapõe à densidade dos temas anteriores uma explosão de cor e movimento. Com colagens, aquarelas e desenhos sobre papel, essas obras exploram a alegria possível, o sonho e o desejo de celebração.
A exposição também apresenta a inédita série “Fissuras Visuais Verbais”, fruto da colaboração entre Anete Ring e o escritor Evandro Affonso Ferreira, vencedor do Prêmio Jabuti. Nela, imagem e texto se entrelaçam, convidando o espectador a construir interpretações a partir do diálogo entre artes visuais e literatura.
Além das obras expostas, “De Ruínas e Sonhos” oferece uma rica programação paralela: visita guiada com a artista, roda de conversa com o curador e convidados, oficinas e visitas educativas organizadas pelo setor pedagógico do museu. (Com informações de divulgação)
Serviço
Data: 29/5 a 19/7, das 18h às 21h.
Horário: abertura dia 29/5 das 18h às 21h; visitação de terça a sexta-feira das 9h às 17h e aos sábados das 11h às 15h
Local: Museu de Arte Contemporânea de Campinas “José Pancetti”
Endereço: Av. Benjamin Constant, 1.633, Centro, Campinas-SP
Ingressos: entrada gratuita
(foto danilo ferrara - divulgação) O mercado de trabalho atual, com todas as suas contradições…
(foto Jhonatan Cantarelle/Agência Saúde-DF) O governo federal vai propor ao Congresso Nacional que o Exame…
(foto divulgação) O Brasil entrou com força na disputa do Oscar 2026. O Agente Secreto foi indicado simultaneamente…
(foto joão maria - divulgação) Inspirado nas viagens oceânicas solitárias realizadas por Amyr e Tamara…
(foto adriana villar) Pelo menos 1.470 mulheres foram assassinadas de janeiro a dezembro no Brasil…
(foto ricardo stuckert - pr) O governo Lula (PT) devolveu integralmente as verbas de 2026…