Shellenberger (foto geraldo magela – senado federal)

O ativista norte-americano Michael Shellenberger, que está sendo divulgado pela extrema direita brasileira nos ataques ao Supremo Tribunal Federal (STF), defendeu em vídeo (veja abaixo) a prática de vários crimes, entre eles os de injúria, calúnia, difamação, estelionato e falso testemunho.

Todos esses crimes são praticados quando uma pessoa divulga uma mentira sobre outra pessoa, empresas ou instituições da sociedade. Em vídeo, ele aparece dizendo que “as pessoas precisam (ter) o direito de mentir. Todo mundo mente. Acho isso engraçado”, disse o jornalista, em vídeo publicado na rede social X.

Em resumo, o ativista defende o fim dos crimes de calúnia (mentir imputando crime a alguém) injúria (mentir ofendendo a dignidade e a honra), difamação (mentir imputando informações falsas sobre alguém), estelionato (mentir para obter vantagem ilícita) e falso testemunho (mentir ao fazer afirmação falsa, ou negar ou calar a verdade como testemunha), entre outros, que estão relacionados à mentira. Todos esses crimes só ocorrem porque se constrói uma mentira. Para o extremista Shellenberger, a mentira precisaria ser aceita pela sociedade.

Michael Shellenberger não tem nada de jornalista, mas se vende como ativista ambiental que defende empresas poluidoras.

O ministro Alexandre de Moraes, do STF, tem sido atacado por estar à frente de inquéritos como o das fake news. Dono do X, antigo Twitter, Elon Musk também aderiu aos ataques contra o ministro por interesses comerciais com a extrema direita brasileira e por causa de propostas que visam regulamentar as redes sociais, para evitar a propagação de fake news, e discursos de ódio.

Veja abaixo vídeo dele defendendo o “Direito à mentira”:

https://twitter.com/rbertholdo/status/1777806492546023687