(foto marina ramos – câmara dos deputados)

O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), Gilmar Mendes, pode ser considerado o grande responsável pela crise política entre o presidente da Câmara Arthur Lira (PP-AL) e o governo Lula e que impede o avanço de pautas importantes para o Brasil.

Mendes determinou a nulidade de todas as provas colhidas pela Polícia Federal sobre o assessor do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), Luciano Cavalcante, e todas as outras pessoas investigadas no curso da Operação Hefesto, deflagrada no dia 1º de junho de 2023 para apurar desvios de recursos usados para aquisição de kits de robótica com dinheiro da União.

Durante todo o primeiro ano do governo Lula, Lira assacou o governo com exigência de recursos para aprovar pautas importantes para o país. Ele foi responsável por impedir o avanço científico do país, ao articular para derrubar medida que retirava o investimento em Ciência e Tecnologia das regras do Arcabouço Fiscal. Uma decisão trágica para a Ciência brasileira. Isso sem contar o Orçamento Secreto do Lira. Além, é claro, de outros escândalos.

Em praticamente todos os itens que o governo Lula não avançou têm as garras de Arthur Lira. Se pegar o próprio levantamento feito pela mídia, é possível observar a presença de Lira nos itens que o governo não se sai bem.

Segundo a decisão de Gilmar Mendes, todas as investigações sobre Lira e seu assessor só poderão ser reabertas “caso surjam novos elementos, na forma do art. 18 do Código de Processo Penal”. A decisão foi tomada no dia 19 de setembro de 2022.

A investigação, que estava repleta de indícios de corrupção, poderia deixar Arthur Lira mais ponderado na Câmara dos Deputados. É necessário reabrir o caso e a investigação para apurar se houve ou não a participação de Lira nas evidências de fraude e corrupção levantadas pelas investigações. E assim, ele poderia provar inocência.

No início de 2023, Gilmar Mendes também suspendeu três ações de improbidade administrativa que atingiam o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL) e seu pai, Benedito de Lira (PP-AL), prefeito de Barra de São Migue. O ministro também determinou o levantamento de todos os bloqueios de bens decretados contra Lira no âmbito dos processos. Agora Lira afunda o Brasil.