(foto fabio pozzebom – ag brasil)

Da BdF – Organizações da sociedade civil realizam nesta segunda-feira (15), a partir de 12h, um protesto contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 45/2023, que criminaliza a posse e o porte de entorpecentes e drogas, independentemente da quantidade. O ato ocorre em frente ao Senado, que é presidido por Rodrigo Pacheco (PSD), autor da PEC.

A PEC é considerada inconstitucional por jurista.

A proposta, que deve ser votada na terça-feira (16), difere de outras políticas mundo políticas de drogas que vem sendo adotadas em outro países que investem, sobretudo, na redução de danos, assistência social e integração comunitária e respeito aos direitos humanos. Estudos mostram que a criminalização do uso de drogas à redução do consumo tende a aumentar a violência.

Essas experiências levaram cerca de 60 países a fazerem declarações na Organização das Nações Unidas (ONU) reconhecendo os impactos negativos que as abordagens repressivas trazem para a sociedade como o encarceramento em massa da população, a letalidade policial, além de agravar os problemas de saúde pública e gerar custos significativo para os cofres públicos.

No Brasil, 22 mil pessoas são assassinadas por ano para ‘proteger’ 50 vidas que decidiram usar drogas

Para Fran Silva, fundadora da Rede Nacional de Feministas Antiproibicionistas (Renfa), uma das organizações que articula o ato em Brasília, a PEC representa um retrocesso frente à política atual de drogas no país, que desde 2006 despenaliza o usuário de drogas. Ela argumenta que a medida atingirá ainda mais a população negra e periférica, que superlota as cadeias do país em nome da guerra às drogas.

“Essa PEC reforçaria o racismo estrutural no país porque vai impactar a vida dos brasileiros de maneira diferente. Mais pessoas serão presas, teremos mais estigmatização no país e menos condições de cuidar da saúde das pessoas que fazem uso de droga”, disse.

Após o protesto em frente ao Senado, as organizações da sociedade civil e especialistas participam de uma sessão de debates com senadores sobre a PEC 45/2023. A audiência terá transmissão ao vivo, a partir das 14h, no canal do Senado do Youtube. (Da BdF)