Neste episódio do podcast Conexão ADunicamp vamos conhecer as diversas formas de ingresso nos cursos de graduação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e sua evolução e reformulação nos últimos anos.
O entrevistado é o professor José Alves de Freitas Neto, docente do Departamento de História do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH/Unicamp) e diretor da Comissão Permanente para os Vestibulares (Comvest) da Unicamp.
Ao longo dos anos, o vestibular da Unicamp passou por diversas adaptações, introduzindo novas modalidades e formas de ingresso. A Comvest é a encarregada para a elaboração, organização e realização dos exames de admissão da instituição.
Instituída em 1987, a Comvest foi concebida para estabelecer um método próprio de seleção de candidatos aos cursos de graduação da Unicamp, refletindo os ideais pedagógicos da universidade.
Anteriormente, até 1986, o processo de admissão na Unicamp era conduzido pela Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest). Contudo, docentes da Unicamp aspiravam a um novo perfil de estudantes e, em resposta, foi criado um vestibular exclusivo, visando atrair os melhores talentos do país para a educação superior pública. (Da ADunicamp)