José Alves de Freitas Neto (foto de vídeo)

Neste episódio do podcast Conexão ADunicamp vamos conhecer as diversas formas de ingresso nos cursos de graduação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e sua evolução e reformulação nos últimos anos.

O entrevistado é o professor José Alves de Freitas Neto, docente do Departamento de História do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH/Unicamp) e diretor da Comissão Permanente para os Vestibulares (Comvest) da Unicamp.

Ao longo dos anos, o vestibular da Unicamp passou por diversas adaptações, introduzindo novas modalidades e formas de ingresso. A Comvest é a encarregada para a elaboração, organização e realização dos exames de admissão da instituição.

Instituída em 1987, a Comvest foi concebida para estabelecer um método próprio de seleção de candidatos aos cursos de graduação da Unicamp, refletindo os ideais pedagógicos da universidade.

Anteriormente, até 1986, o processo de admissão na Unicamp era conduzido pela Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest). Contudo, docentes da Unicamp aspiravam a um novo perfil de estudantes e, em resposta, foi criado um vestibular exclusivo, visando atrair os melhores talentos do país para a educação superior pública. (Da ADunicamp)