O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP), faz de tudo para atravancar o Brasil e o governo Lula picotando projetos do governo (MPs, PLs e emendas etc) para poder negociar e barganhar mais seus próprios interesses, independente se isso prejudica o país.
Essa semana ele barrou duas propostas de interesse do governo e do país. Ele forçou a retirada da taxação sobre quem tem aplicação de capital em países estrangeiros (offshores) da MP 1171/23. Assim, o governo tem que fazer nova proposta e negociar mais um pouco com o Arthur Lira.
O líder do governo, deputado José Guimarães (PT-CE), confirmou que foi feito um acordo entre os líderes partidários e o presidente da Câmara, Arthur Lira, para retirar a taxação sobre quem tem aplicação de capital em países estrangeiros (offshores).
Na mesma semana, ele sabotou o desenvolvimento do Brasil ao barrar que investimentos em Ciência, Tecnologia e Inovação fossem retiradas dos limites impostos aos gastos do governo federal pelo projeto do novo arcabouço fiscal. Além de sabotar o governo Lula, Arthur Lira sabota também o Senado Federal que aprovou as mudanças. Mas ele pode barganhar seus próprios interesses com mais avidez.
Segundo informações de um acordo de lideranças, realizado na manhã desta terça-feira, 22, o governo teve de ceder e retirar dois pontos que buscavam dar mais liberdade econômica para investimento e desenvolvimento do país. Além de Ciência e Tecnologia, retirou mudança que autorizava a equipe econômica a usar a inflação do segundo semestre para corrigir as despesas. Essa mudança evitaria um corte de R$ 40 bilhões no Orçamento que seriam usados em investimentos em obra de infraestrutura.
(foto danilo ferrara - divulgação) O mercado de trabalho atual, com todas as suas contradições…
(foto Jhonatan Cantarelle/Agência Saúde-DF) O governo federal vai propor ao Congresso Nacional que o Exame…
(foto divulgação) O Brasil entrou com força na disputa do Oscar 2026. O Agente Secreto foi indicado simultaneamente…
(foto joão maria - divulgação) Inspirado nas viagens oceânicas solitárias realizadas por Amyr e Tamara…
(foto adriana villar) Pelo menos 1.470 mulheres foram assassinadas de janeiro a dezembro no Brasil…
(foto ricardo stuckert - pr) O governo Lula (PT) devolveu integralmente as verbas de 2026…