foto
A ADunicamp (Associação de Docentes da Unicamp) realiza, na terça-feira, 13 de junho, o segundo encontro da série de debates que tem promovido para discutir o PLC (Projeto de Lei Complementar) apresentado pela Prefeitura de Campinas para implantar o PIDS (Polo de Inovação e Desenvolvimento Sustentável) no Distrito de Barão Geraldo. O evento acontece às 19h no Auditório da ADunicamp.
O PLC, na sua essência principal, apenas propõe mudanças sobre o parcelamento, uso e ocupação do solo em uma ampla área do Distrito, que passará a ser chamada de PIDS. Pela proposta, a área total do PIDS ocupará uma área de 17,8 milhões de metros quadrados que se expandem por vários bairros e englobam os campi da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) e da PUCC (Pontifícia Universidade Católica de Campinas).
A proposta vai provocar uma série de impactos e tem chamado a atenção de especialistas e da comunidade do Distrito, que têm realizado encontros para debate-la e, inclusive, criou uma Comissão de Acompanhamento do Processo Participativo do PIDS.
Entre as principais preocupações da comunidade estão as questões ambientais, o aumento significativo da população (estimativa máxima aponta um número superior a 50 mil novos habitantes), o agravamento dos problemas já existentes de infraestrutura, bem como o atendimento dos serviços básicos.
Já confirmaram presença nesse novo encontro a secretária municipal de Planejamento Urbano de Campinas, Carolina Baracat; a integrante da Comissão de Acompanhamento criada pela comunidade, Ernestina Gomes; e o representante da Unicamp, Mariano Laplane.
A presidenta da ADunicamp, professora Silvia Gatti, do Instituto de Biologia da universidade, informou que a entidade pretende dar continuidade à série de debates, inclusive com a divulgação de publicações sobre o tema para a comunidade de Barão Geraldo. “A universidade tem o importante papel de estudar e debater temas de interesse da sociedade e com a sociedade, ainda mais num caso como esse, que envolve diretamente a população que vive no entorno do nosso campus”, avalia ela. (Da ADunicamp)
(foto reprodução ICL) Uma reportagem de Alice Maciel do ICL notícias revelou que uma empresa…
"Câmera Obscura", vídeo de Bruno Fernandes (foto divulgação) O que fica depois que a tela…
(foto eduardo carvalho meira de vasconcellos - divulgação) Movimento cultural que marcou o Brasil nos…
(imagem reprodução) Apesar de todas as revelações da relação do senador e candidato à Presidência…
(foto rodrigo argenton - wikimedia commons - ciência ufpr) Com 4,15 metros de altura por…
(imagem reprodução) A última operação da Polícia Federal, Make Up, que atingiu a produtora do…