Categories: CulturaVisuais

O ódio do brasileiro ganha exposição em Odiolândia, de Giselle Beiguelman, no Museu da Resistência

Giselle Beiguelman (foto acervo pessoal – reprod.)

Em São Paulo – O ódio do brasileiro (veja vídeo abaixo), alimentado nos últimos anos com a ascensão de políticos de extrema direita, é tema de exposição no Memorial da Resistência de São Paulo, museu da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo.

A ocupação Odiolândia (2017), de Giselle Beiguelman, será inaugurada no dia 17 de junho. A artista é professora da Faculdade de Arquitetura, Urbanismo e Design da Universidade de São Paulo (FAUUSP) e pesquisa arte e ativismo na cidade em rede e as estéticas da memória. O trabalho apresenta comentários publicados em redes sociais sobre as ações da Prefeitura de São Paulo e do Governo do Estado na região conhecida pejorativamente como “Cracolândia” – no bairro da Luz e vizinhança do Memorial da Resistência – junto a trechos de áudios extraídos de vídeos postados na internet por participantes e apoiadores das ações realizadas entre 21 de maio e 9 de junho de 2017.

Majoritariamente favoráveis ao tratamento policial e ao uso da força e de armas de fogo contra os usuários abusivos de drogas da região, os comentários expressam também o desejo de ver as mesmas políticas de violência estendidas a outros grupos, como nordestinos, sem-terra e pessoas LGBT+’s. Os comentários são apresentados de forma bruta, sem imagens, tendo como única interferência a retirada de conteúdos eleitorais das mensagens.

Apresentado no museu onde funcionou, por mais de quatro décadas, o Deops/SP, uma das polícias políticas mais truculentas da ditadura civil-militar, Odiolândia busca refletir sobre como a cultura do ódio e da intolerância, tão marcantes nos períodos ditatoriais, se reconfiguram e ainda permeiam o tecido social brasileiro.

Como parte da abertura da ocupação, no dia 17, a partir das 14 horas, o Memorial da Resistencia realiza mais um Sábado Resistente em parceria com o Núcleo Memória. Com o tema Extremismos na contemporaneidade: cultura do ódio e intolerância nas redes sociais, o encontro debaterá a obra e os crescimento dos discursos de ódio no ambiente digital, com a participação da artista Giselle Beiguelman, do psicanalista Christian Dunker, e da jornalista e Diretora Executiva da Agência Pública, Natália Viana. (Com informações de divulgação)

Serviço

Memorial da Resistência de São Paulo

Endereço: Largo General Osório, 66 – Santa Ifigênia, São Paulo – SP

Horário: quarta a segunda, das 10h às 18h (fecha às terças)

Telefone: (11) 3335-5910

Contato

comunicacao@memorialdaresistenciasp.org.br

Cultura Carta

Recent Posts

Nomeado por Campos Neto, diretor do BC deu aval ao Master e depois virou sócio de banco

(fotos roque de sá e marcos oliveira - ag senado) Em 2019, após iniciar o…

9 hours ago

‘Contra a Parede’, da ParaladosanjoS, chega a Campinas em sessões gratuitas na Unicamp

(foto reprodução) O espetáculo “Contra a Parede”, da Cia ParaladosanjoS, chega a Campinas nesta segunda-feira,…

2 days ago

Pagode da Vó Tiana chega à Sala dos Toninhos em Campinas

Neste domingo, 26 de abril, a Sala dos Toninhos, na Estação Cultura, recebe o tradicional…

2 days ago

Veja de forma simples e fácil a diferença entre o plano econômico de Lula e o de Flávio Bolsonaro

(fotos ricardo stuckert pr e vinicius loures cam dos deptuados) As recentes pesquisas mostram dois…

2 days ago

Levante: mulheres de Campinas se unem à mobilização nacional pela criminalização da misoginia

(foto adriana villar) As mulheres voltam a sair às ruas em todo o Brasil neste…

2 days ago

Show ‘Donato em 1 Ato’ apresenta novas leituras para obras do compositor

(foto divulgação) A obra de João Donato ganha nova leitura no show “Donato em 1…

2 days ago