No próximo dia 10 de novembro, às 20h, no Teatro Castro Mendes, em Campinas, a Temporada 2022 dos Concertos EPTV traz uma apresentação gratuita que contará com a participação de um violinista referência no cenário europeu.

(Foto: Divulgação)

No palco, os músicos Pablo de León, Horácio Schaefer e Roberto Ring, e o violinista francês Régis Pasquier, que é um convidado regular do trio, executarão obras fundamentais do repertório camerístico: o Quarteto no. 3 em Si Bemol, Op. 67 de Brahms, e o Quarteto “Razumovsky” no. 2 de Beethoven.

Beethoven teria dito sobre a obra: “Isso é para uma geração futura”. Cada um dos quartetos do Op. 59 se destaca como um trabalho individual monumental, de grande ousadia expressiva e alcance dramático, principalmente por, anteriormente, os trabalhos camerísticos de Beethoven terem um estilo mais simples. O quarteto no. 2 é parte dos três primeiros do que se conhece como os Quartetos “Razumovsky”, resultado de uma encomenda feita pelo Conde Andreas Razumovsky. A obra possui estrutura mais rica e variada, com camadas complexas e um desenvolvimento ambicioso de temas. Toda a obra exige muito tecnicamente de todos os músicos, o que levou o violinista Ignaz Schuppanzigh, que havia executado muitas das obras de câmara de Beethoven, a dizer que os quartetos eram muito incomuns e desafiadores, e previa que poucos violinistas seriam capazes de tocá-los.

Ao lado de Bach e Beethoven, Brahms faz parte dos “Bs” da música clássica. Considerado como um dos mais brilhantes compositores do romantismo europeu e conhecido como o terceiro maior compositor alemão, estreou seu terceiro e último quarteto de cordas, o quarteto no.3 Op. 67, em 1876, com caráter mais leve do que às vezes associa-se às suas obras de câmara. Brahms o descreveu como “uma bagatela, para evitar enfrentar o sério semblante de uma sinfonia”, como ele se referia à obra de sua Primeira Sinfonia que estreou uma semana depois.

RÉGIS PASQUIER nasceu em 1945 e já aos 12 anos recebeu o primeiro prêmio para violino e música de câmara do Conservatório Nacional Superior de Música de Paris. Em seguida começou a excursionar pela Europa e dois anos mais tarde partiu para os Estados Unidos, para um recital em Nova Iorque. Foi um ano decisivo em sua carreira, pois teve encontros com músicos como David Oistrakh, Leonard Rose, Pierre Fournier, Yo-Yo Ma, Paul Tortelier, Nadia Boulanger e Isaac Stern.

Zino Francescatti ficou impressionado com seu talento e alguns anos mais tarde pediu sua colaboração para gravar, pela Deutsche Grammophon, o “Concerto para dois Violinos e Orquestra” de Johann Sebastian Bach. Em 1985 foi nomeado professor de violino e música de câmara do Conservatório Nacional Superior de Música de Paris, sem, no entanto, deixar suas atividades como solista e camerista. Entre suas inúmeras gravações, destaque para as Sonatas para violino e piano de Prokofiev com Pascal Rogé, as obras para violino e piano de Ravel com Brigitte Engerer, os Caprichos de Paganini e a integral dos concertos para violino de Mozart. Sua agenda de apresentações como camerista e solista é das mais intensas, com concertos quase diários na França e no exterior, incluindo EUA, Japão e América Latina.

TRIO LEÓN – SCHAEFER – RING Comemorando em 2022,  vinte e um anos de atividade, este time de peso do cenário da música clássica brasileira reúne o violinista Pablo de León (spalla da Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo), o violista Horácio Schaefer (chefe do naipe das violas da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo) e o violoncelista Roberto Ring. Juntos desde 2001, o grupo já ultrapassou a incrível marca de mais de 800 concertos realizados no Brasil. Além disso, o grupo representou o Brasil em concertos na Argentina e Chile, em concertos prestigiosos na Série Llao Llao no Alvear em Buenos Aires, no Festival Internacional de Ushuaia e na Fundação Beethoven de Santiago.

Já receberam convidados do mundo todo, entre eles os clarinetistas Antony Pay (Inglaterra), Michel Lethiec e Romain Guyot (França); os violinistas Ilya Gringolts (Rússia), Régis Pasquier (França), Hagai Shaham e Roy Shiloah (Israel), Isabelle van Keulen (Holanda), Cármelo de los Santos e Cláudio Cruz (Brasil), e os pianistas Roglit Ishay (Israel), Emmanuel Strosser (França), Cristian Budu (Brasil) entre outros.

Juntamente com o pianista francês Emmanuel Strosser gravaram o arranjo de 1805 feito por Ferdinand Ries da Sinfonia Eroica de Beethoven.

CONCERTO – Trio León, Schaefer e Ring e o violinista francês Régis Pasquier

Quando: 10 de novembro, quinta-feira, às 20h

Onde: Teatro Municipal Castro Mendes, situado à Rua Conselheiro Gomide, 62 – Vila Industrial 

Ingressos: Entrada gratuita com retirada de ingressos uma hora antes do início do concerto

Classificação: 10 anos

Informações: (19) 3272-9359

Realização: Ministério do Turismo e Secretaria Especial da Cultura

Patrocínio: Lei de Incentivo à Cultura, EPTV e CPFL Energia

Parceria: Instituto CPFL

Produção: Stravinsky Produções

PROGRAMA

Johannes Brahms (1833 – 1897)

Quarteto no. 3 em Si Bemol maior, Op. 67

Ludwig van Beethoven (1770 – 1827)

Quarteto em Mi menor, Op. 59 no. 2 – “Razumovsky”

MÚSICOS

Régis Pasquier, violino

Pablo de León, violino

Horácio Schaefer, viola

Roberto Ring, violoncelo

(Carta Campinas com informações de divulgação)