Desde 2017, alunos da Escola Estadual Francisco Barreto Leme, em Joaquim Egídio, distrito de Campinas (SP), podem participar de aulas gratuitas de violão e viola caipira, no contraturno escolar. A oportunidade é oferecida pelo projeto Oficinas de Música Caipira, que conta também com a oficina de Divertimentos Musicais, em que os alunos vivenciam a música através de jogos e atividades que auxiliam o aprendizado dos instrumentos.

(Foto: Geovane Cougo)

Estas três atividades são voltadas exclusivamente para os alunos da escola, mas há também um coral, para vozes de todas as idades, aberto à participação de qualquer interessado, sem necessidade de experiência prévia. Homens e mulheres que desejem cantar podem entrar em contato pelo whatsapp (19) 98155-7774 ou pelo Facebook @oficinasdemusicacaipira. Os ensaios ocorrem às quartas-feiras, às 19h30 e são ministradas pelo professor e regente Jairo Silveira. Além dele, a equipe de professores conta com João Paulo Amaral, professor de viola caipira e coordenador artístico, e Ricardo Matsuda, professor de violão.

O repertório de todo o trabalho é voltado para a valorização da tradição da música caipira de raiz na região. A icônica “Asa Branca”, de Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira, por exemplo, virou um vídeo reunindo alunos e professores do projeto, com trechos gravados pelos próprios participantes no período de isolamento e aulas virtuais, e trechos gravados após o retorno das aulas presenciais, no fim de 2021. O vídeo está disponível neste link: https://youtu.be/jH-2neWdioI

O projeto Oficinas de Música Caipira é uma idealização da Kalithéa, empresa do mesmo grupo da Direção Cultura, que desde 1999 presta consultoria e desenvolve projetos culturais, sociais e esportivos.

(Carta Campinas com informações de divulgação)