Ícone do site CartaCampinas

Trabalhadores decidem controlar os modos de produção com app de transporte no interior de SP

Trabalhadores do transporte por aplicativos fizeram uma pequena revolução em Araraquara, interior de São Paulo. Decidiram controlar os modos de produção do próprio transporte particular de passageiros e de encomendas. A organização dos trabalhadores está dentro e em sintonia com uma mudança lenta no sistema de produção, mas já presente em diversas iniciativas no Brasil e no mundo. É possível que esse tipo de iniciativa de transporte se espalhe pelas cidade brasileiras em pouco tempo.

Desde o início de janeiro, a Coomappa (Cooperativa de Transporte de Araraquara) se consolidou em um aplicativo de celular (tipo uber) para transporte de passageiros. A cooperativa começou a ser criada em novembro de 2020 e foi constituída em março de 2021, com 28 motoristas. Desde então já recebeu mais adesões.

O aplicativo, chamado de Bibi Mob, já teve mais de 10 mil downloads, na loja de app do Google. Segundo Kátia Cristina Anello, presidente da Coomappa, após muitas reuniões e debates, chegou-se à conclusão da criação da cooperativa. Ela afirmou, à mídia local, que os cooperados resolveram investir, legalizar e fazer a abertura da empresa, entre outras coisas necessárias para o funcionamento do aplicativo.

Uma das primeiras propostas foi melhorar a situação do motorista que passa o dia todo na rua. Segundo ela, foi definida uma série de propostas visando a melhoria do trabalho dos motoristas e dos passageiros, entre elas a criação de pontos de embarque e desembarque de passageiros, criação de bases de apoio para o motorista, ou seja, um local onde o motorista, que passa muito tempo na rua, tivesse um banheiro adequado para uso, uma área de descanso e espaço para se alimentar.

Além disso, os motorista ficam com 93% a 95% do valor da corrida. Esse retorno alto para os motoristas ocorre porque o aplicativo não tem fins lucrativos. Isso gera competitividade dentro do mercado. A cooperativa pode até oferecer viagens mais baratas do que os outros aplicativos.

A Coomappa é mais um caso de inúmeras transformações que estão acontecendo no interior do próprio sistema capitalista. Novas formas de produção estão surgindo, principalmente com a facilidade das novas tecnologias e com a urgência da questão ambiental.

Veja mais AQUI

Sair da versão mobile