Neste 30 de dezembro, penúltimo dia de 2021, assaltantes entraram em uma casa no Condomínio Marambaia, em Vinhedo (SP) e levaram mais uma boa quantidade de armas para abastecer o crime organizado. Segundo relato, o objetivo dos criminosos era justamente as armas de fogo do morador, que é um colecionador e caçador. Eles entraram por volta das 3h, renderam o casal e já perguntaram sobre o local da armas de fogo. Pelo menos cinco armas de fogo foram levadas. Esse é o grave efeito colateral do aumento de armas de fogo na sociedade.

(foto KoolShooters – pxl)

No último dia 12 de fevereiro, o presidente Jair Bolsonaro publicou quatro decretos que alteram as regras para uso de armas no Brasil e que facilitam também ao crime organizado ter acesso a armas de fogo. O aumento de armas legalizadas facilita o acesso de armas por criminosos.

As medidas, prioridades do governo de extrema-direita, ampliam o número de armas de colecionadores, como este de Vinhedo que foi assaltado. Também elevam a quantidade anual que o desportista pode adquirir e a quantidade de cartuchos, que passa a ser de 2.000 para armas de uso restrito e 5.000 mil para armas de uso permitido registradas em seu nome. O crime organizado com certeza ficou eufórico com as novas medidas.

Em junho deste ano, outra notícia de grande repercussão deu conta de criminosos levaram 17 armas de um empresário de 68 anos na zona oeste de São Paulo. Integrantes do Ministério Público já havia alertado sobre essa transferência de armas para criminosos.