A primeira edição do Festival Paiol de Fotografia, idealizado pelo Espaço Paiol de Arte e Cultura de Campinas, dirigido pela fotógrafa e produtora Juliana Hilal, abriu suas atividades no dia 1° de março com oito oficinas com importantes nomes da fotografia nacional, leitura de portfólio, quatro mesas redondas abertas ao público e uma exposição virtual 3D, que ficará disponível para visitantes durante duas semanas. Contemplado pelo Edital Proac Expresso Lei Aldir Blanc Nº 40/2020 – Ministério do Turismo, por meio da Secretaria Especial de Cultura, Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, o Festival tem todas as atividades gratuitas e online.

(Foto: Jacqueline Hoofendy)

Nesta primeira edição, o Festival recebeu mais de 300 inscrições para as oito oficinas gratuitas, de cerca de 40 cidades do interior de São Pauloe e da Capital. Os cerca de 100 selecionados para as 120 vagas oferecidas serão orientados por Marcelo Greco (“Fotografia Autoral”), Gal Oppido (“Fotografia Criativa”), Nair Benedicto (“Fotodocumentação”), Alexandre Urch (“Fotografia de Rua”); Priscila Prade (Retrato); Rogério Voltan (“Fotografia de Alimentos”), Jacqueline Hoofendy (“Autorretrato”), e Wilian Aguiar (“Olhar Fotográfico”). “O alcence do Festival superou nossas expectativas. Foram 300 inscrições de cidades de todo o Estado e isso é muito legal porque conseguimos tirar do eixo onde as ofertas de cursos estão concentradas. Por ser online, pessoas que muitas vezes não têm acesso por conta da distância conseguem ter essa facilidade. Para as próximas edições, nós pensamos em continuar com um formato híbrido para chegar a mais pessoas“, afirma Juliana Hilal, idealizadora e diretora do Festival.

As inscrições mostraram que o projeto é uma grande oportunidade para compartilhar conhecimento, profissionalização e, principalmente, que há uma demanda para isso no estado de São Paulo. “A qualidade das imagens enviadas também superou as expectativas na maioria das oficinas, mas com certeza teremos uma mescla de experiência com pessoas que ainda buscam seu olhar na fotografia“, fala Aguiar, também idealizador do Festival.

Foram selecionados diferentes perfis para as oficinas, fotógrafos profissionais, amadores, entusiastas, amantes da fotografia e público em geral. As oficinas começaram no dia 1° de março e cada uma tem duração de três dias. Com três horas por dia, os cursos são online e cada aluno(a) terá um trabalho selecionado pelo orientador para participar de uma exposição virtual 3D. “Acredito que esse formato de curso é interessante para quem foi selecionado porque une o material teórico que eles receberão nas oficinas e depois os alunos aplicam isso nos trabalhos produzidos. Com isso, a exposição 3D terá 120 trabalhos produzidos ao longo do Festival por esses alunos. É uma chance de criar novos diálogos, com o Brasil inteiro e o exterior também“, coloca Juliana.

Além disso, os participantes das oficinas receberão em suas casas os certificados de conclusão, juntamente com um caderno personalizado do festival e uma impressão fine art tamanho A4 de uma de suas fotos produzidas durante o festival, selecionada pelo professor juntamente com a equipe de produção.

Outra atividade, a leitura de Portfólio, selecionou 24 inscritos, sendo quatro alunos para cada artista convidado. “As pessoas que se inscreveram têm realmente interesse em ouvir novos olhares sobre seu trabalho até aqui. Será uma oportunidade para dividir com profissionais experientes”, coloca Wilian.

(Foto: Alexandre Urch)

MESAS REDONDAS

A principal ideia do Festival é criar um ambiente de troca artística, com disseminação do conhecimento de maneira democrática e gratuita e que promova a fotografia como linguagem e forma de expressão. Além das oficinas, exposição e leituras de portfólio, quatro Mesas Redondas completam a programação com acesso gratuito a qualquer interessado do Brasil pela plataforma Zoom e pelo Canal do Youtube.

Os temas questionam e discutem o cenário atual do segmento, como “Gênero e Identidade na Fotografia”, com Eduardo Mello, Gal Oppido, Johnny Moraes, Nair Benedicto, Roniel Felipe; “A Fotografia em Tempos de Isolamento Social”, com Jacqueline Hoofendy, Juliana Engler, Juliana Hilal, Marcelo Greco, Priscila Prade, “Por que Fotografamos?”, com Gal Oppido, Marcelo Greco, Nair Benedicto, Sandra Lopes e “Os Rumos da Fotografia no Séclo XXI”, com Alexandre Urch, Eduardo Mello, Rogério Voltan, Rosana Horio Monteiro e Wilian Aguiar.

Nas mesas redondas, o acesso será gratuito a qualquer interessado do Brasil pela plataforma Zoom e pelo Canal do Youtube. “As mesas foram pensadas com os fotógrafos oficineiros e muitas questões estão na ordem do dia de seus trabalhos. Em todas as mesas também contamos com profissionais de Campinas participando”, revela Juliana.

(Foto: Gal Oppido)

EXPOSIÇÃO

A exposição virtual reunirá fotos dos alunos participantes das oficinas e será disponibilizada ao público gratuitamente, em uma plataforma virtual, com navegação 3D a partir do dia 20 de março.

Site: Festival Paiol de Fotografia

Realização das oficinas: de 1 a 15 de março pela plataforma Zoom

Leituras de Portfólio: de 22 a 27 de março pela plataforma Zoom

Mesas redondas: de 22 a 27 de março pelo Zoom, com transmissão simultânea pelo Youtube

Gênero e identidade na fotografia | 25.03 | quinta-feira | 19h

A fotografia em tempos de isolamento social | 26.03 | sexta-feira | 19h

Por que fotografamos? | 27.03 | sábado | 19h

Ps rumos da fotografia no século 21 | 28.03 |domingo | 19h

Exposição: a partir do dia 20 de março

(Carta Campinas com informações de divulgação)