Planeta Terra teve o 2º novembro mais quente da história

O planeta Terra teve em 2020 o segundo novembro mais quente de toda a história. Só não superou o novembro de cinco anos atrás, em 2015. O terceiro novembro mais quente da história é o do ano passado, 2019.

(foto Takumã Kuikuro – fp)

Ou seja, nos últimos 5 anos o Planeta teve os três novembros mais quentes da história. Os dez meses de novembro mais quentes do mundo aconteceram desde 2004, com cinco deles ocorrendo recentemente.

A temperatura média global da terra e da superfície do oceano em novembro de 2020 foi de 1,75 graus F (0,97 de grau C) acima da média do século XX. Além disso, o ano de 2020 até o momento (janeiro a novembro) e a temporada de três meses (setembro a novembro) ficaram em segundo e terceiro lugares mais quentes, respectivamente, de acordo com os cientistas dos Centros Nacionais de Informação Ambiental da NOAA (Administração Nacional Oceânica e Atmosférica) dos EUA.

O calor excepcional também fez com que a cobertura de gelo do mar Ártico derretesse para a segunda menor cobertura registrada em novembro, segundo o NOAA.

O Hemisfério Norte teve seu novembro mais quente já registrado, com o Hemisfério Sul tendo seu nono mais quente. As variações de temperatura mais notáveis ​​foram sentidas em partes contíguas dos EUA, norte da Europa, norte da Rússia, Austrália, centro e sul da América do Sul, Oceano Pacífico Norte e Mar de Bering.

A temperatura global da terra e do oceano no ano até o momento (até novembro) foi 1,80 graus F (1,00 grau C) acima da média do século 20, tornando-se o segundo ano mais quente no recorde de 141 anos – apenas 0,02 de a grau F (0,01 de grau C) mais frio do que o mesmo período em 2016.

De acordo com uma análise estatística feita por cientistas do NCEI, é muito provável que 2020 seja um dos três anos mais quentes da história. (Com informações de divulgação – Climatempo)

Recent Posts

Brasil tem crescimento expressivo de ataques contra a mulher e aumento da violência sexual

(imagem reprodução) A cada 24 horas, 12 mulheres, em média, são vítimas de violência em…

1 day ago

Unicamp promove Oficina gratuita online com foco nas mulheres na ciência

(imagem divulgação ifgw) Em celebração ao Dia Internacional das Mulheres, o Instituto de Física Gleb…

1 day ago

Inscrições para cursos gratuito de palhaçaria, bambolê e malabarismo estão abertas

(foto leca ramos - divulgação) As inscrições para o curso gratuito “Circo em Jogo –…

1 day ago

Coletivo de Mulheres Anelo e convidadas comemoram o 8 de março com jam session gratuita

Vih Mendes (foto cláudio alvim - divulgação) No próximo domingo (8), data em que se…

1 day ago

Monólogo ‘Quando Falta o Ar’ leva ao palco a resistência feminina diante da opressão

(foto firmino piton - divulgação) O espetáculo "Quando Falta o Ar" será apresentado neste domingo,…

1 day ago

Batuque na Cozinha começa com roda de samba aberta ao público

(foto fabiana ribeiro - divulgação) Campinas recebe, a partir deste sábado, 7 de março, o…

1 day ago