Categories: Programe-se

15º Encontro de Folias de Reis no Casarão acontece neste domingo em Barão Geraldo

(foto fabiana ribeiro – divulgação)

O Centro Cultural Casarão, em Barão Geraldo, recebe neste domingo, 7 de dezembro, a 15ª edição do Encontro de Folias de Reis no Casarão. A programação vai das 10h às 16h e reúne quatro companhias tradicionais de reisado de Campinas. A entrada é gratuita, com almoço oferecido pela organização.

Participam desta edição as companhias Ases do Brasil, Voz do Oriente, São José Operário e Missão Sagrada, conduzidas pelos mestres Sebastião Vitor Rosa, José Ribeiro de Moraes, Anésio Manoel e Marcos Rogério Ricardo.

Criado em 2009, o encontro deste ano é realizado pelo grupo Caixeiras da Guia, dentro do projeto “Salve Santo Reis, Salve as Folias de Reis!”, sob gestão do agente cultural Almir da Silva Pinheiro. O objetivo é fortalecer, divulgar e manter vivas as expressões populares, reunindo artistas, famílias e moradores em um ambiente de convivência.

Manifestação popular ligada ao catolicismo rural, a Folia de Reis celebra o nascimento de Cristo, recria a peregrinação dos três Reis Mago e a jornada da Sagrada Família em sua fuga para o Egito em versos, cantorias e rituais. Desde 2018, é considerada patrimônio imaterial da cidade pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Campinas (Condepacc).

O evento também conta com um presépio para visitação e um amplo quintal arborizado, que funciona como ponto de encontro e troca entre os visitantes. (Com informações de divulgação)

Serviço

Data: 7 de dezembro
Horário: das 10h às 16h
Local: Centro Cultural Casarão
Endereço: Rua Aracy de Almeida Câmara, 291, Barão Geraldo, Campinas-SP
Ingressos: entrada gratuita

Cultura Carta

Recent Posts

Governo Tarcísio não sabe onde estão R$ 23 milhões em material esportivo

(foto paulo guereta - gov sp) Um levantamento feito a pedido do Tribunal de Contas…

16 hours ago

Eu Fiz por Merecer, peça inspirada em Plínio Marcos, tem apresentação gratuita

(imagem divulgação) A série ADu em Cena recebe, no próximo dia 23 de abril de…

17 hours ago

Aumento da produtividade não pode beneficiar só os mais ricos, diz Lula na Espanha

(foto ricardo stuckert - pr) Dias após enviar ao Congresso Nacional um projeto de lei…

18 hours ago

Encontro A voz dos movimentos sociais e populares de Campinas e região acontece na ADunicamp

(foto rodrigo gomes - rba) O Núcleo Campinas da Associação Brasileira pela Economia de Francisco…

18 hours ago

Mostra Coabitar tem sessão especial com exibição de três curtas-metragens

(foto divulgação- várzea) Com o apoio da ADunicamp, a Habitante Filmes realiza a mostra Coabitar,…

2 days ago

Clube Literário Capitolinas realiza mesa interativa na Casa Hilda Hilst

(imagem divulgação) Com a proposta de transformar relações por meio das cartas, clube de fortalecimento…

2 days ago