O planeta Terra teve em 2020 o segundo novembro mais quente de toda a história. Só não superou o novembro de cinco anos atrás, em 2015. O terceiro novembro mais quente da história é o do ano passado, 2019.

(foto Takumã Kuikuro – fp)

Ou seja, nos últimos 5 anos o Planeta teve os três novembros mais quentes da história. Os dez meses de novembro mais quentes do mundo aconteceram desde 2004, com cinco deles ocorrendo recentemente.

A temperatura média global da terra e da superfície do oceano em novembro de 2020 foi de 1,75 graus F (0,97 de grau C) acima da média do século XX. Além disso, o ano de 2020 até o momento (janeiro a novembro) e a temporada de três meses (setembro a novembro) ficaram em segundo e terceiro lugares mais quentes, respectivamente, de acordo com os cientistas dos Centros Nacionais de Informação Ambiental da NOAA (Administração Nacional Oceânica e Atmosférica) dos EUA.

O calor excepcional também fez com que a cobertura de gelo do mar Ártico derretesse para a segunda menor cobertura registrada em novembro, segundo o NOAA.

O Hemisfério Norte teve seu novembro mais quente já registrado, com o Hemisfério Sul tendo seu nono mais quente. As variações de temperatura mais notáveis ​​foram sentidas em partes contíguas dos EUA, norte da Europa, norte da Rússia, Austrália, centro e sul da América do Sul, Oceano Pacífico Norte e Mar de Bering.

A temperatura global da terra e do oceano no ano até o momento (até novembro) foi 1,80 graus F (1,00 grau C) acima da média do século 20, tornando-se o segundo ano mais quente no recorde de 141 anos – apenas 0,02 de a grau F (0,01 de grau C) mais frio do que o mesmo período em 2016.

De acordo com uma análise estatística feita por cientistas do NCEI, é muito provável que 2020 seja um dos três anos mais quentes da história. (Com informações de divulgação – Climatempo)