O quarteto Mondhoro Timbiraçu se apresenta na próxima terça-feira (20), às 16h30, no Jardim do Galpão do Sesc Campinas. O grupo traz aos palcos a música e a cultura dos países africanos Zimbábue e Moçambique e a mistura com os ritmos do Nordeste brasileiro, com destaque para as sonoridades do Maranhão e de Pernambuco. O show conta com a participação especial de Tião Carvalho, mestre da cultura popular.

(Foto: Anahi Borges)

As composições trafegam na fusão das melodias de dois grupos diferentes de afinações da M’bira: Nyunga (Moçambique) e Dza Vadzimu (Povo Shona do Zimbabue). A M’bira é o nome usado na língua shona para designar o lamelofone africano, instrumento tradicional do Povo Shona, comunidade pertencente à família etnolinguística BANTU, difusa em grande parte da África subsaariana.

Com a junção da M’bira, do baixo, da guitarra baiana e da bateria, o show também se aproxima das batidas populares brasileiras, especialmente as do Nordeste do país, apresentando o Caboclinho, o Cavalo Marinho e o Sotaque da Baixada, parte do Bumba meu Boi Maranhense.

“A importância desse projeto se dá na divulgação do instrumento M’bira, bem como na sua incorporação dentro da música popular brasileira, que, misturada com os outros instrumentos, origina uma musicalidade peculiar”, conta o músico Fábio Matu.

O grupo é formado por Fábio Matu (M’bira e voz), Vico Piovani (baixo e voz), Gabriel Draetta (bateria e voz) e Ed Woiski (guitarra e voz).

O show é gratuito e tem classificação etária livre. (Carta Campinas com informações de divulgação)