De 04 a 30 de outubro, a Biblioteca Pública Municipal Professor Ernesto Manoel Zink será espaço de uma Mostra Coletiva de “Livros de Artista”. A mostra traz artistas de cidades como Visconde de Mauá, Rio Claro, São Paulo, e da Região Metropolitana de Campinas; num total de 33 artistas apresentando sua produção. Alguns já têm seu “Livro de Artista” e outros mergulharam de corpo e alma na proposta.

Nessa mostra cada artista apresentará dois livros com temas, técnicas e suporte livres. O livro ficará exposto de modo que o público e apreciadores de Artes possam manuseá-lo, sendo que junto a um livro de artista estará um outro livro de artista em branco no qual poderão intervir segundo impressões e vontade. A ideia é que esse segundo livro seja uma versão do primeiro e o público possa deixar sua própria marca, participando na criação desse. Os materiais para tal não necessariamente coincidirão com os do primeiro livro, abrindo-se assim um espaço de experimentação de registro e afinidade. Durante o período da mostra, será oferecida uma oficina em que esse segundo livro poderá ser o suporte.

Mas o que é um livro de artista? A fim de compreender e apreciar um livro da velha arte é necessário lê-lo completamente. Na nova arte, você frequentemente não precisa ler todo o livro. A leitura pode parar no exato momento que você entendeu a estrutura total do livro (Ulisses Carrión). Esse termo consegue alcançar uma amplitude de significados. Podemos considerar um livro de artista um caderno de anotações (como os cadernos de Leonardo da Vinci, do século XV), ou os cadernos de esboços (como os cadernos de viagem ao Marrocos, de Eugène Delacroix, do século XIX). Mas, a partir da segunda metade do século XX, o livro de artista entrou para as Artes Visuais como um objeto ainda mais específico.

Um Livro Projetor será realizado na parte externa da Biblioteca pelo artista plástico Acácio Pereira na abertura da Mostra. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Mostra coletiva de “Livros de Artista”, curadoria de João Bosco
Onde: Biblioteca Pública Municipal “Professor Ernesto Manoel Zink”
Quando: Abertura dia 4 de outubro, às 19h30, com visitação de 2ª a 6ª feira, das 9h às 17h até 30 de outubro

Veja abaixo a relação dos artistas participantes:

ANGELINA- CAMPINAS
ACÁCIO PEREIRA-CAMPINAS
ANTONIO CARLOS ALTHEMAN –MONTEALEGRE DO SUL
ALZIRA BALLESTERO-PIRACICABA
BIBLIOTECA BRAILE – CENTRO – CAMPINAS
BEATRIZ AMARAL / INDAIATUBA-
CECÍLIA PUPO
CECÍLIA STELINI
CLODOMIRO LUCAS SOUSAS
CAIO GUSMÃO FERRER-CAMPINAS
CAMILAT CAMILA-CAMPINAS
SEU CONSTANTE- CAMPINAS
DIMAS GARCIA – CAMPINAS
DANNY AGUIAR-CAMPINAS
ENI ILIS/CAMPINAS-
FERNANDO CALHAU-CAMPINAS-
GIORGIA CAROLINA-MONTE-MOR
JOÃO BOSCO HORTOLANDIA
JOSÉ ROBERTO SEICHI –RIO CLAROR
MARCIA CAMARGO – CAMPINAS
MARIA HELENA DE PAULA-CAMPINAS
MARISA CARVALHO- CAMPINAS
MARIA RITA ALMEIDA CORREIA- CAMPINAS
MARYSIA RAPOSO-CAMPINAS
MARIA RITA ALMEIDA CORREIACAMPINAS
MAURÍCIO C. ROSA-VISCONDE DE MAUA R.J
NENA RAMPAZZO-CAMPINAS
MIRS MOSTRENGO-CAMPINAS
NALE SIMIONATTO-CAMPINAS
PAULO COSTA-CAMPINAS
TIAGO CESAR-CAMPINAS
PAULA MONTERREY-CAMPINAS
PAMA LOIOLA-CAMPINAS
OLIVIA NEYMEYER-CAMPINAS
SYNNÖVE HILKNER-CAMPINAS
SILVIA MATOS -CAMPINAS