Haverá Luta! Haverá Resistência!

Decretar prisão do Lula é mais do que ilegal e resistir à destruição de nossa Constituição é um ato legítimo e nosso direito à resistência.

O STF passou por cima da Constituição Brasileira que assegura, como direito fundamental, a presunção de inocência, o que significa que ninguém pode ser preso enquanto não se esgotarem todos os recursos processuais. Mas esperar o quê do STF, que faz parte do golpe e não tem compromisso com a Democracia?

O STF vergou-se ao primeiro arroto da caserna e agiu junto com o juiz Moro, enterrando a Constituição Federal de 1988. Este decreto de prisão é um retrocesso de princípios inegociáveis. Prender um ex-presidente líder nas pesquisas de opinião, é aprofundar a barbárie e enterrar o Estado Democrático de Direito, piorando as condições de vida cotidiana de parcela significativa da população pobre, preta e periférica. É ato ilegal e tirânico. Mas mais do que isso, coloca-nos à frente da curva da História que abrirá as portas à violência estatal institucionalizada.

O PT cometeu muitos erros e nós, do PSOL, em todo esse período, colocamo-nos como oposição de esquerda. Mas, desde o impeachment da Dilma, não titubeamos na denuncia de que um golpe estava em curso. Este factoide de julgamento não mudará nossa posição frente aos 13 anos de governo do PT. Mas o que está em jogo agora é a defesa da Democracia, acima de tudo!

Estamos, desde o princípio ao lado certo da História. E neste momento de aprofundamento do golpe, temos muita alegria de termos a frente da resistência, Guilherme Boulos e o MTST, defendendo com palavras, mas mais do que isso, com ações e com seus corpos, a Democracia.

Reafirmamos efetiva e incondicional solidariedade de classe. Acima de quaisquer diferenças, tem momentos que não devemos ter dúvida quem é nosso inimigo de classe.
Tirem as mãos de Lula! Ele tem direito a estar fora das grades e ser candidato!
Não ao golpe! Fora Temer!

Nem um passo atrás, ou imobilismo na luta por um país democrático, justo e soberano.
Por um país que caminhe para o socialismo.
Por isso, convidamos a todas nossas militantes e nossos militantes a se somar no ato hoje em Campinas em defesa da Democracia! (Nota do PSOL de Campinas)