Jonas DonizetteO Ministério Público do Estado de São Paulo (MP-SP) entrou com uma ação civil pública na Justiça para pedir as condenações do prefeito de Campinas (SP), Jonas Donizette (PSB), do presidente da Emdec e do secretário de Transportes, Carlos José Barreiro. A informação é do G1.

O Ministério Público pede à Justiça que o prefeito e o presidente da Emdec sejam condenados por improbidade administrativa e tenham direitos políticos cassados, além da perda das funções públicas e do pagamento de multa. MP já havia apontado autoritarismo na gestão.

O motivo no bom português é que a raposa está tomando conta do galinheiro do transporte público de Campinas. Para o MP, há irregularidades em licitação e controle do sistema de bilhetagem na metrópole. “Segundo a promotora Cristiane Hillal, a política de transportes públicos na cidade é gerida por empresas particulares que dominam o mercado “há bastante tempo”, com objetivo de atender aos interesses econômicos, e com a cumplicidade do governo. A ação foi oficializada na terça-feira (3)”, anotou a reportagem. Um estudo da Unicamp já havia apontado irregularidades no sistema.

O MP também pede a condenação de empresários e companhias operadoras do transporte público municipal por improbidade administrativa. Veja também: Mapa expõe a péssima qualidade do transporte público de Campinas.