A porta do ônibus cai no meio da Avenida Ruy Rodrigues, passageiro tem perna presa na porta, motorista fuma dentro do ônibus, muitos ônibus quebram no meio do trajeto, passageira é ameaçada pelo motorista, superlotação e muito mais. Esses são alguns dos exemplos que mostram a péssima qualidade do transporte público de Campinas, que é um dos mais caros do Brasil, com passagem custando R$ 4,50.

Para tentar mostrar para a população os problemas que os passageiros enfrentam todos os dias, a ONG Minha Campinas criou um site, Melhora Busão. O site recebe relatos diários de passageiros do transporte público que vivenciam problemas nos ônibus e em pontos de transporte na cidade.

Os usuários podem encaminhar através da plataforma o que aconteceu, quando e onde, juntamente como uma fotografia ou vídeo, relatando o ocorrido. Os responsáveis pela campanha vão entregar o mapa com os problemas do transporte público na cidade para o secretário de Transporte, José Carlos Barreiro.

“Estamos aproveitando o Maio Amarelo, campanha de conscientização de acidentes no trânsito, para também falar e conscientizar sobre o transporte. Mais sobre a clara necessidade de melhorias no transporte público, que muitas vezes passa desapercebido, e, por isso, parece que está tudo bem. Mas não está”, afirma Claudia Oliveira, integrante da ONG Minha Campinas

Durante o governo Jonas Donizete (PSB) houve um histórico de aumento na tarifa e do repasse do subsídio da Prefeitura para as empresas de ônibus que, segundo os criadores do site, não se justifica.
Campinas tem uma das passagens mais caras do país, a cidade só fica atrás de Brasília (DF), que passou a cobrar R$ 5 em algumas linhas e também no metrô.

Além disso, o subsídio teve um aumento de 40% no ano passado, chegando a 84 milhões em 2016 para as empresas do transporte público. Segundo um estudo realizado por professor da Unicamp, há procedimentos no transporte público de Campinas que não poderiam estar acontecendo. 

A falta de qualidade nos ônibus, superlotação e atrasos nas linhas são as maiores reclamações de quem utiliza o serviço todos os dias. O mapa quer expõe de forma clara a realidade do transporte público de Campinas.

Mesmo diante de tantos problemas, o secretário de Transporte afirmou que o valor da tarifa é condizente à qualidade. Para registrar sua reclamação ou “contar seu absurdo!”, basta acessar o site: https://www.melhorabusao.minhacampinas.org.br/