Na próxima quarta (11), a escritora Erika Balbino realiza o lançamento do livro “O Osso: Poder e Permissão” a partir das 19h30 no Sesc Campinas.

A escritora fala de seu processo criativo e inspirações na companhia de suas convidadas Célia Santos, especialista em Estudos Afro- Brasileiros e Africanidades pela UFSCAR e Alessandra Ribeiro, doutora em Urbanismo pela PUC e mestre da Comunidade Jongo Dito Ribeiro. Erika Balbino é diretora da Baobá Comunicação e envolvida com a realização de projetos ligados à cultura africana.

Primeiro romance da escritora paulistana Erika Balbino, “O Osso: Poder e Permissão” foi lançado pela Editora Cosmos. Trata-se de um romance “ficção-realidade”, captando pontos da vida na metrópole por meio de personagens fictícios e outros que a autora admira. É a vida retratada, de fato, na ficção. Erika estreou na literatura em 2014, pela Editora Peirópolis, com “Num Tronco de Iroko Vi a Lúna Cantar”, título voltado ao público infanto-juvenil com 3 mil exemplares esgotados. “O Osso” possui prefácio do rapper GOG, apresentação do escritor, tradutor e professor José Arrabal e fotos de Gal Oppido.

Nos últimos anos, a trajetória profissional de Erika Balbino tem feito uma convergência espontânea e cada vez mais forte com a perpetuação envolvente e esclarecedora das raízes da cultura afro-brasileira. Paulistana nascida em 20 de julho de 1971, a diretora da Baobá Comunicação, Cultura e Conteúdo é formada em Cinema e Roteiro pela FAAP e possui especialização em Mídia, Informação e Cultura pelo CELACC – Centro de Estudos Latino Americanos da USP, com produção de artigo científico sobre “O Corpo do Negro como Mídia”. À frente da Baobá, esteve envolvida com a realização e divulgação de projetos ligados à cultura africana junto à imprensa de todo o Brasil. Entre eles, é possível destacar a “Exposição Quilombolas”, com fotos de André Cypriano, que percorreu 44 cidades brasileiras; a “Exposição Antífona”, com fotos de Gal Oppido, realizada no Museu Afro Brasil; o livro “Escravismo Colonial”, de Jacob Gorender (Ed. Fundação Perseu Abramo); Mostra Motumbá – Sesc Belenzinho, o livro Ao som do Samba – Uma Leitura do Carnaval Carioca, de Walnice Nogueira Galvão (Editora Fundação Perseu Abramo); Capoeira para a Terceira Idade (evento do Grupo Capoeira Mandinga); lançamento do álbum O Samba de Roda de Dalua e Mestre Maurão; a Exposição Surama Caggiano – Mulheres Africanas; formatação de projeto, inserção em lei de incentivo e divulgação para a produção do álbum Mestre Caranguejo – A poética do Berimbau, entre outros projetos. Em 2014, publicou o seu primeiro livro infanto-juvenil Num Tronco de Iroko Vi a Iúna Cantar (Ed. Peirópolis), que aborda a capoeira e personagens das culturas indígena, cabocla e negra do Brasil.

O evento tem entrada gratuita. Para participar, basta retirar os ingressos na Central de Atendimento com 2 horas de antecedência. (Carta Campinas com informações de divulgação)