Casulo e Vestígios1 (640x409)Nos dias 20 e 21 de julho, o Teatro Castro Mendes em Campinas sedia o Performa – Festival de Dança Contemporânea, que terá espetáculos e oficina de dança gratuitos. Fazem parte da lista de convidados nomes do universo da dança, como Letícia Rodrigues, Raquel Pereira, Gustavo Infante, além das bailarinas Cora Laszlo, Isadora Massoni e Jussara Miller.

A proposta do evento é difundir a dança contemporânea como forma de expressão artística e aguçar o público a olhar com todos os sentidos para os valores humanos e as relações sociais que a dança permite. “Performa – Festival de Dança Contemporânea” é um projeto realizado pela Jatobá Cultural com recursos do Proac, contando com o apoio da Prefeitura Municipal de Campinas e Teatro Castro Mendes.

Para os espetáculos realizados às 20h, é necessária a retirada de ingressos na bilheteria do teatro uma hora antes de cada apresentação.

Confira a programação completa abaixo e também mais informações no SITE do evento. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Quarta-Feira (20/07)

17h: Corpo Criador – Oficina de Dança
Letícia Rodrigues, Raquel Pereira, Gustavo Infante e Lívia Carolina
Local: Sala de Madeira – Teatro Castro Mendes
Inscrições pelo email [email protected]
A oficina trabalha o aperfeiçoamento da técnica de dança contemporânea a partir da relação do corpo com o tempo e o espaço e ampliação da expressividade do indivíduo através do movimento.

19h: Espetáculo “Pero Entonces” com Cora Laszlo e Isadora Massoni
Local: Hall do Teatro Castro Mendes
“Pero Entonces” é um duo de dança de Cora Laszlo e Isadora Massoni que explora livre e ludicamente o espaço, as relações e o imaginário segundo um olhar inspirado por recortes da obra do cartunista argentino Quino. Da relação em dança das duas bailarinas emergem imagens de relação diversas que o ser humano trava com os outros e com seu entorno. A cena parte desse encontro entre corpos que dançam e segue seu fluxo através do que estes dois pólos infinitos criam e constroem.

20h: Espetáculos “Solo em dois – CASULO e Vestígios” com Letícia Rodrigues e Raquel Pereira
Local: Palco do Teatro Castro Mendes
Distribuição de ingressos: a partir das 19h
Oriundos da pesquisa prática do mestrado de Letícia Rodrigues e Raquel Pereira, estes solos exploram, no processo criativo, a dissolução das fronteiras do corpo cotidiano para a dilatação do corpo cênico através do diálogo entre dança, música e a cultura popular.

Quinta-Feira (21/07)

19h: Espetáculo “Da Borda ao Reverso” com Letícia Rodrigues, Raquel Pereira e Gustavo Infante
Local: Hall do Teatro Castro Mendes
A intervenção cênica “Da Borda ao Reverso” é um diálogo entre música e dança de modo a um tomar a forma do outro através da reciprocidade entre os movimentos: sonoros e corporais. As transfiguradas cores e imagens do timbre do violão se misturam com as distorções sonoras da cidade. O frenesi do corpo dançante se mistura com o alvoroço dos corpos em trânsito. Neste mútuo diálogo, enlaçam um ao corpo do outro criando e modificando os climas, as respirações, as tensões e as suavidades.

20h: Espetáculo “Corpo Sentado” com Jussara Miller
Local: Palco do Teatro Castro Mendes
Distribuição de ingressos: a partir das 19h
O solo Corpo Sentado é um diálogo entre dança e fotografia que parte da escuta das potencialidades perceptivas do corpo, abordando questões sobre o corpo sedentário que a nossa sociedade constrói com todas as estratégias de não movimento: um corpo fixado, abandonado, acomodado, tratado como objeto do pensar e produzir, deixando, assim, os vestígios no corpo. Cada corpo é vestido de seus vestígios.

Performa – Festival de Dança Contemporânea
Data: Dias 20 e 21 de julho
Local: Teatro Castro Mendes
Endereço: Rua Conselheiro Gomide, 62 – Vila Industrial, Campinas