Chuva forte em Valinhos causa alagamentos em vários pontos da cidade

A chuva forte que atingiu Valinhos no dia de Natal, 25/12, alagou vários pontos da cidade e três córregos transbordaram. O volume de chuva que causou os transtornos foi de 110 mm em apenas 50 minutos, a partir das 16h. Acima de 30 mm até 80 mm, já é considerado estado de observação, e acima de 80 mm (acumulado três dias) é estado de atenção. Agora, ainda há atenção porque a chuva, como passou de 80 mm, mesmo fraca, pode trazer transtornos.

Três córregos transbordaram. O Córrego Mathias, ao longo da Av. dos Esportes – região central, levou a mureta de concreto em frente à Rodoviária. A água acumulou em frente à Prefeitura e nas ruas atrás do Paço Municipal, especialmente, na Rua 21 de Dezembro, atingindo estabelecimentos comerciais, como o Magazine Luiza e Casas Bahia, Cartório Eleitoral e outros.

O segundo ponto de alagamento foi no Córrego Invernada, local de estabelecimentos comerciais, da escola Cyro de Barros, o Restaurante Amarelinho, na Rua Castro Alves, próximo à Faculdade de Valinhos, e uma casa que teve a parte dos fundos – edícula – que caiu. A Secretaria de Obras compareceu para tirar escombros, porém, o restante da casa foi preservado.

O terceiro ponto de alagamento foi causado pelo Ribeirão Pinheiros, que nasce em Vinhedo e corta Valinhos. A Defesa Civil tinha a preocupação com quatro casas alagadas, onde a água entrou com 30 cm de altura, localizadas no Jd. Elisa. Porém, as residências foram limpas. Hoje a Vigilância Sanitária também esteve no local.

Uma das pistas da Rodovia Guilherme Mamprin, entrada da cidade, sentido centro, ficou interditada até a tarde deste sábado devido ao acúmulo de terra que desceu do barranco próximo ao viaduto.

Foram registradas quedas parciais de muro: Motel Babilon, Clube Valinhense e Escola Estadual Alves Aranha. Nas proximidades da Praça Brasil 500 anos, parte do asfalto cedeu. O túnel da Vila Santana encheu de água e ficou intransitável, mas também já está liberado.

A prefeitura informa que quem estiver necessitando de alguma doação deve entrar em contato com a Defesa Civil pelo telefone 199 ou 3859.2055. A prefeitura também informou que apenas uma família moradora como caseira da Escola Cyro de Barros foi desalojada para a sala de aula do estabelecimento para passar a noite. Os três componentes receberam colchões, lençóis e roupas de camas da Prefeitura e alimentos do Fundo Social de Solidariedade. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Veja vídeo publicado por internauta:

Recent Posts

Arrecadação recorde de impostos em 2025 mostra economia em alta e ricos pagando um pouco mais

(foto tomaz silva - ag brasil) O recorde histórico de arrecadação da União com impostos…

5 hours ago

Seres do imaginário popular sobem ao palco em ‘Memórias de um Povo Estrangeiro’

(foto coletivo nex.arte - divulgação) Reconhecer mitos, lendas e seres de outros mundos vai muito…

10 hours ago

Cali apresenta seu pop brasuca em ‘Trama’, primeiro álbum de sua carreira

(foto luiza meneghetti - divulgação) Costurando desejo, raízes e potência feminina, a cantora e compositora…

10 hours ago

‘Volúpia (II)’: Cháos Coletivo une tragédia grega e América Latina para questionar o patriarcado

O elenco durante ensaio do espetáculo (foto reprodução - instagram) O grupo Cháos Coletivo Teatral…

10 hours ago

Com humor e ironia, ‘Tudo Acontece Numa Segunda-feira de Manhã’ expõe desafios na busca por emprego

(foto danilo ferrara - divulgação) O mercado de trabalho atual, com todas as suas contradições…

1 day ago

Registro profissional de médico vai depender de aprovação no Enamed

(foto Jhonatan Cantarelle/Agência Saúde-DF) O governo federal vai propor ao Congresso Nacional que o Exame…

1 day ago