
Neste mês de setembro, o projeto Carta Campinas Visuais apresenta um pouco da obra artística de Júlia Cardia.
Com cores, formas e representações bem características, uma parte importante da obra de Júlia se destaca por um diálogo com o continente africano. Suas telas nos revelam elefantes em variados tons, formas e posições, barrados étnicos típicos do lugar e, de forma bastante expressiva, algumas mulheres.
Júlia começou a desenhar na adolescência. No início, com grafite, depois, com carvão. “Gostava de fazer rostos, copiar fotografias de parentes e amigos”, diz ela. Com o tempo, passou a desenhar pessoas negras cujas expressões a fascinavam não só pela beleza como também pela força e sofrimento.
Por volta de 1990, descobriu a aquarela, e o carvão dos primeiros trabalhos foi substituído pelas aguadas coloridas. “Sugiram então as africanas, uma série de mulheres onde foquei mais no vestuário do que nos rostos. E sempre salientando o aspecto da pobreza e sofrimento”, completa Júlia.

A partir daí, a África, aos poucos, foi entrando no seu trabalho, ganhando uma força própria entre os barrados étnicos, elefantes, zebras e galinhas d’angola que passaram a fazer parte das telas em acrílico, do guache, das gravuras e da cerâmica.
As cores terrosas, os tons de ocre, marrom e preto, as preferidas da artista até hoje, são outra presença constante em seus trabalhos, conferindo-lhes, ao lado das figuras neles representadas, um estilo próprio que não deixa de abrir-se a novos caminhos. “Ultimamente ando um pouco mais colorida e tomando fôlego para me aventurar em formatos maiores, sempre em papel, que é o que mais gosto”, revela Júlia.
Simples e, ao mesmo tempo, atenciosos em relação aos detalhes, os trabalhos de Júlia deixam-se atravessar por toda beleza, riqueza e resistência cultural próprias do continente africano, de modo que este último parece impregná-los de sua multiplicidade ainda tão pouco conhecida (e, na maioria das vezes), ignorada por nós. (Maura Voltarelli)
Discover more from Carta Campinas
Subscribe to get the latest posts sent to your email.