antonio oliveria PMCA Câmara Municipal aprovou, na sessão da última segunda (10), pedido de urgência para a votação do Projeto de Lei 172/15 (PL) que obriga a venda do Bilhete Único do transporte coletivo urbano em todos os terminais de ônibus da cidade, de autoria do vereador Carlão(PT).

Atualmente, o Bilhete é emitido e recarregado somente em 6 dos 12 terminais, segundo dados obtidos nos sites da Transurc e Emdec. A expectativa é de que o Projeto (protocolado dia 8 de junho) seja colocado em votação na próxima semana.

A importância do projeto é que os usuários do transporte público que usam dinheiro ou estão sem saldo no cartão, estão pagando o dobro quando fazem a integração. Carlão justificou o pedido de urgência principalmente pela atuação do Ministério Público do Trabalho, que está impondo às empresas de ônibus a utilização de alternativas para evitar que motoristas exerçam também a função de cobrador. Ele avalia que a situação se agravou com a volta da aceitação do pagamento em dinheiro nos ônibus, a partir de junho, e a redução dos horários e locais de venda do Bilhete Único nos terminais pela Transurc, a partir de 6 de julho.

O comunicado divulgado pela empresa no Facebook informou que nos seis terminais aonde é vendido/ recarregado o Bilhete o serviço seria oferecido de segunda a sábado, das 6h às 21h (antes era até 23h); e aos domingos e feriados somente no Terminal Central (antes era nos seis terminais) e das 6h às 18h (antes era até 23h).

“Acreditamos que essas mudanças dificultam ainda mais a compra do bilhete, o que, além de causar mais transtornos aos usuários, deve provocar um aumento do pagamento em dinheiro nos ônibus, sobrecarregando os motoristas e colocando os passageiros em risco”, disse Carlão.

Conforme o texto do Projeto, todos os terminais deverão efetuar a venda e a recarga do Bilhete Único, seja o comum, vale-transporte, especial, gratuito, idoso e do Bilhete 2 Viagens. A proposta também determina que essa comercialização deverá ser divulgada por meio de propaganda institucional, como cartazes, banners e via imprensa. (Com informações de divulgação)