Vereadores de Campinas, integrantes da Comissão Permanente para os Assuntos de Segurança Pública, comprovaram nesta quarta-feira,12, condições de estrutura ruins e falta de funcionários na Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) de Campinas.
Assessoria de VereadorHoje, por exemplo, havia seis investigadores para trabalhar, quando o ideal seria de 15. E eles muitas vezes têm de virar entre a investigação em si e a entrega de intimações a agressores onde os Correios não atendem. Entre outros problemas, os vereadores constataram que não há um psiquiatra na Polícia Civil em Campinas para atendê-las e fazer um laudo psicológico dos agressores. Não há quem faça retrato falado. Não há quem faça gravações telefônicas. E muitas mulheres são ameaçadas em chamadas. Não há assistente social.
A delegacia, que tem o número de inquéritos – até hoje eram 4.970 pendentes –, vive um momento crucial: dos atuais 28 funcionários, há duas aposentadorias à vista, sem previsão de reposição.

“O que nós vimos aqui é preocupante. É impossível esperar que os policiais possam fazer um trabalho digno sem condições reais”, afirmou o vereador Tico Costa (SD), presidente da comissão e que foi ao local acompanhado de outros dois parlamentares membros do grupo – André von Zuben (PPS) e Carlão (PT).

Diante da situação caótica, os vereadores agora vão encaminhar uma moção de apelo ao governador de Estado, Geraldo Alckimin, e ao secretário estadual de Segurança, Fernando Grella Vieira, para que se resolvam os problemas da DDM. Haverá ainda um encontro com o delegado do Deinter 2, Kleber Altale, e com o prefeito Jonas Donizette (PSB) para a viabilização da mudança de prédio.

Para o vereador André von Zubem (PPS) é urgente o encaminhamento das moções de apelo ao governador e o secretário de Segurança. “Temos de resolver logo essa questão”, afirmou.
Para o vereador Carlão do PT, a delegacia está num local ruim, alugado por R$ 60 mil e sem estrutura. “Temos, também, de lutar para que haja uma solução do governo do Estado para a nova Seccional. Não há, portanto, nem prazo ou sequer expectativa para vermos uma realidade melhor na DDM. Mas vamos brigar”, disse Carlão (PT).(Carta Campinas com informações de Assessoria)