Valinhos usa fumaça para descobrir ligação de água de chuva na rede de esgoto

A Prefeitura de Valinhos contratou uma empresa para fazer vistorias que vão identificar lançamentos irregulares de águas pluviais na rede coletora de esgotos com insuflador de fumaça.

O equipamento exala fumaça nos bueiros ou poços de visita e um técnico localiza e identifica os locais onde é expelida.
O equipamento começou a ser utilizado nesta quarta-feira, 5, para detectar possíveis ligações clandestinas nas redes de esgoto, como conexões irregulares ou interligações de galerias pluviais.

Durante as vistorias existe a possibilidade de sair fumaça de ralos, calhas ou pias dos imóveis. No entanto, o DAEV afirma que o morador não precisa se preocupar, pois a fumaça não é tóxica e não oferece risco à saúde da população ou animais.

Neste primeiro momento a ação visa a regularização e não a penalização. Os moradores serão notificados sobre a irregularidade e orientados a fazer as alterações necessárias na rede de lançamento de água pluvial.

Para o Departamento de Águas e Esgotos de Valinhos (DAEV), a medida visa reduzir os riscos de rompimento das galerias de esgoto durante as chuvas de verão. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Recent Posts

Seres do imaginário popular sobem ao palco em ‘Memórias de um Povo Estrangeiro’

(foto coletivo nex.arte - divulgação) Reconhecer mitos, lendas e seres de outros mundos vai muito…

54 minutes ago

Cali apresenta seu pop brasuca em ‘Trama’, primeiro álbum de sua carreira

(foto luiza meneghetti - divulgação) Costurando desejo, raízes e potência feminina, a cantora e compositora…

56 minutes ago

‘Volúpia (II)’: Cháos Coletivo une tragédia grega e América Latina para questionar o patriarcado

O elenco durante ensaio do espetáculo (foto reprodução - instagram) O grupo Cháos Coletivo Teatral…

1 hour ago

Com humor e ironia, ‘Tudo Acontece Numa Segunda-feira de Manhã’ expõe desafios na busca por emprego

(foto danilo ferrara - divulgação) O mercado de trabalho atual, com todas as suas contradições…

18 hours ago

Registro profissional de médico vai depender de aprovação no Enamed

(foto Jhonatan Cantarelle/Agência Saúde-DF) O governo federal vai propor ao Congresso Nacional que o Exame…

19 hours ago

‘O Agente Secreto’ conquista quatro indicações para o Oscar, entre elas Melhor Filme e Ator

(foto divulgação) O Brasil entrou com força na disputa do Oscar 2026. O Agente Secreto foi indicado simultaneamente…

23 hours ago